Como estudar matemática para o Enem? Descubra!

3 minutos para ler

A prova de Matemática para o Enem é a que apresenta maior peso, uma vez que é uma disciplina isolada. As questões são objetivas e apresentam 5 alternativas de respostas. Normalmente, os enunciados têm um contexto e exigem o conhecimento do aluno a respeito de determinados conteúdos. 

Nesse sentido, é importante destacar a necessidade de conhecer os temas mais recorrentes na prova. Isso ajudará a criar estratégias mais eficientes de estudos e contribuirá no momento da realização do exame, uma vez que você poderá acertar as questões que aumentarão a sua nota. Continue a leitura e saiba como estudar para a prova de Matemática! 

Quais são os temas que mais caem no Enem? 

Alguns assuntos sempre caem no Enem. Tendo isso em vista, muitos deles não podem ser deixados de lado durante o estudo. Veja, a seguir, os temas mais recorrentes na prova de Matemática para o Enem e suas tecnologias! 

Regra de três 

Um dos conteúdos mais presentes na prova de Matemática é a regra de três. Algumas questões são simples e apresentam um peso elevado. Sendo assim, é preciso conhecer bem as características que envolvem a regra de três. 

Geometria 

A prova do Enem apresenta diversas questões que envolvem área e volume de cilindro, do cubo, do paralelepípedo, altura de triângulo equilátero e áreas de figuras planas. Sendo assim, é preciso ficar atento às fórmulas e à realização dos cálculos para conseguir acertar uma boa quantidade de questões e responder de forma rápida. 

Porcentagem 

As questões de porcentagem são muito encontradas na prova, sendo possível encontrar diversas questões envolvendo preços, taxas, juros, economia, entre outros. Para não errar uma questão de porcentagem, é necessária muita atenção durante a realização dos cálculos e valores. 

Leitura de gráficos 

Diversas questões apresentam um gráfico com dados importantes. Logo, para resolver o problema, é preciso que você consiga interpretá-lo de forma rápida e objetiva. Os gráficos mais utilizados são de setor e de barras. Assim, não deixe de procurar os dados relevantes para a questão e leia o enunciado com atenção. 

Como estudar os principais conteúdos? 

Para estudar os conteúdos mencionados de forma eficiente e para fazer um bom acerto durante a prova, é necessário contar com o auxílio de um bom curso de Matemática, realizar muito exercícios nas horas vagas e refazer as provas antigas.

Com a ajuda de um bom professor, você entenderá os conteúdos e aprenderá diversos macetes para conseguir resolver as questões de forma rápida e estratégica. Mas o treino não pode ser deixado de lado, já que você conseguirá definir o tempo para cada questão. Saiba que essa estratégia pode fazer você alavancar os resultados. 

Portanto, saber estudar Matemática para o Enem é fundamental, já que será possível alcançar uma boa nota. Com boa disciplina e dedicação, você conseguirá vencer os maiores desafios. Para quem gosta do assunto, a Unifacig oferece diversos cursos que podem ajudar em seu desenvolvimento. 

Gostou do nosso post? Então, aproveite para entrar em contato conosco para saber mais a respeito do assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário