Medicina Veterinária na Prática – Campanha de Vacinação Antirrábica

3 minutos para ler

A Raiva é uma zoonose que, apesar de estar sob controle, e por ser uma doença de caráter grave com mortalidade próxima de 100%, traz muitas preocupações para os agentes públicos de saúde e profissionais da área. A vacinação é a única forma de prevenção e manutenção da saúde de animais e por consequência das pessoas. 


A doença pode ser contraída pela mordida de animais infectados. Com isso, o vírus transmitido pode acometer o sistema nervoso causando uma encefalite de curso agudo.


O controle dessa patologia é feito com a vacinação e as campanhas públicas realizadas pelos municípios se mostram muito eficientes na manutenção da sanidade de todos.

O Município de Manhuaçu, desde o dia 30 de agosto, implementou a campanha de vacinação antirrábica em seus distritos e na região urbana. Essa campanha está prevista para durar entre os dias 20 de setembro e 1º de outubro, vacinando cães e gatos, é essencial que todos levem seus cães e gatos para vacinar, a prevenção sempre será o melhor remédio! 


Fique atento aos prazos e aos pontos de vacinação que funcionarão das 13h às 16h30, sendo eles: – Portaria do Estádio JK;- Praça da Rodoviária;- Colégio CEM; – Clínica Veterinária Municipal.

Os alunos do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário UNIFACIG estão participando de forma atuante, desde o início da campanha e no último dia 25 de setembro, denominado como o Dia D da Vacinação estiveram presentes em muitos dos 30 pontos de vacinação. Participam na recepção dos animais e seus tutores, identificação dos mesmos, triagem e orientação, além da aplicação dos imunizantes.

Um dos nossos alunos destaca sobre sua participação nessa campanha: “A oportunidade de interagirmos com os tutores e proprietários possibilita entender e melhorar a forma que lidamos com cada situação. Com a vacinação até o momento já vacinei mais de 200 animais e com isso consigo observar que nem sempre existe um padrão, correlação aos tutores e principalmente com os animais. Essa é uma chance de aperfeiçoar minhas habilidades em lidar com os diferentes tipos de animais.” José Carlos Oggioni, está cursando o 2º período de Medicina Veterinária

Essa é uma ação efetiva que os alunos do curso de Medicina Veterinária do Unifacig participam e fazem a diferença na sociedade, além de vivenciar a prática do dia a dia do médico veterinário.  

Posts relacionados

Deixe um comentário