#EuSouUniFacig Mestrado

Mestrado em Desenvolvimento Local UNIFACIG

Plano de Negócios e Modelo Canvas

Nos dias 12,13 e 14/07, aconteceu na sala de Metodologias Ativas do Centro Universitário UNIFACIG – Campus Alfa Sul, o encontro do Mestrado em Desenvolvimento Local. As aulas foram ministradas pela professora Dra. Sílvia Mello do Centro Universitário UNISUAM. Os alunos desenvolveram atividades para a disciplina de Empreendedorismo e Plano de Negócios.

O objetivo da aula foi desenvolver um plano de negócios com base nas ideias geradas por cada grupo, durante a dinâmica de “brainstorming”. Essas ideias passo a passo foram se consolidando e as diferentes etapas do plano de negócios desenvolvidas. O Plano de Negócio é um documento que descreve os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas.

Para tal, os alunos foram divididos em equipes e incentivados a desenvolver as diferentes etapas do Plano de Negócio e depois de cada etapa concluída, fazer uma apresentação para os demais colegas.

Além do Plano de Negócios foi desenvolvido, para cada projeto proposto, o Modelo Canvas. Esse modelo de negócio, com nove dimensões, abrange a criação, a entrega e a captura de valor. Dessa forma, a empresa é capaz de criar novas estratégias, desafiar preconcepções e criar valor. O Modelo Canvas é utilizado por empreendedores no mundo todo como ferramenta para apresentar de forma simples e objetiva a proposta de valor da sua empresa.

Texto: Silvia Mello e  Thainara Pimental

UNIFACIG APRESENTARÁ TRABALHOS CIENTÍFICOS NO XII CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO, SOCIEDADE E INOVAÇÃO
unifacig, odontologia, ciops, tecnologia, inovação, clínica odontológica
UNIFACIG participa do Congresso Internacional de Odontologia – CIOSP