#EuSouUniFacig Vida de Estudante

Método do Projeto “O Alfabeto Braille”

          As atividades práticas estão cada vez mais presentes no curso de Pedagogia do Unifacig. Neste mês de Setembro, dias 04 a 18/09, as acadêmicas do 2º período de Pedagogia, na disciplina de Educação Especial, juntamente com Prof. Fernando Portes, confeccionaram o alfabeto Braille.

          O alfabeto Braille é um sistema de leitura que utiliza o tato, codificado às pessoas com deficiência visual; foi inventado pelo francês Louis Braille no ano de 1827, em Paris. Sendo eficaz, o sistema rapidamente tornou-se popular. O método elaborado por Braille é acessível a milhões de cegos de todo o mundo.

          Em sala de aula, foi abordado sobre as práticas pedagógicas e a intervenção de aprendizagem voltada para os deficientes visuais. O Atendimento Educacional Especializado é preconizado pela legislação federal; sendo assim, torna-se relevante a capacitação de profissionais da educação para oferecer uma melhor qualidade e eficácia das aulas. Na ocasião, as acadêmicas também tiveram introdução à escrita do Braille, momento em que executaram, de forma prática, o uso da reglete e punção (materiais para escrita do braille). 

          Os futuros profissionais da área de Pedagogia tiveram a oportunidade de vivenciar na prática as abordagens que foram consolidadas teoricamente em sala, através de metodologias ativas, grande diferencial para todos acadêmicos.  

Texto: Fernando Portes

You may also like
Design Thinking Para Educadores: Aplicando essa Abordagem na Pedagogia
II Jornada de Medicina de Urgência do UniFacig
Trabalhos que receberam menção honrosa no V Seminário Científico do UNIFACIG

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This