Método Pomodoro para estudar: descubra como usar e as vantagens!

4 minutos para ler

Por muitas vezes, a rotina de estudos, conciliada ao trabalho, pode ser desgastante. Por isso, a ansiedade e a dificuldade de concentração podem atrapalhar os bons resultados que esperamos. Pensando nisso, o método Pomodoro para estudar pode ser uma das soluções para esses momentos mais difíceis. 

Quer conhecer mais sobre ele? Então continue a leitura e veja o que é, quais são suas vantagens e como usá-lo. Boa leitura!

O que é o método Pomodoro?

O método Pomodoro é uma estratégia de gerenciamento de tempo. Essa prática pode ser usada para desempenhar diversas tarefas, mas é muito eficaz quando se trata de algo que demanda concentração e estudo. Com esse método, você consegue tornar o seu tempo um aliado da produtividade.

Quais são as vantagens desse método?

Essa técnica de estudo pode trazer inúmeras vantagens para o seu cotidiano. Veja, a seguir, quais são elas!

Aprende a gerenciar o seu tempo

Quando você consegue aplicar bem esse método, é possível ter uma noção sobre o tempo gasto para cada atividade e, por consequência, ir se preparando para seus estudos. Assim, você consegue otimizar o seu tempo e aproveitá-lo, evitando a procrastinação.

Melhora a qualidade da sua produção

Quando nos concentramos, produzimos mais e com qualidade. O Pomodoro nos ajuda nessa organização. Com essa estratégia, planejamos por meio de metas e temos também o nosso tempo de descanso determinado. Assim, é possível melhorar a qualidade e o rendimento de nossa produção.

Auxilia na saúde mental

O que nos causa ansiedade, geralmente, é nosso trabalho acumulado, as tarefas não cumpridas e os deveres deixados para trás. Assim, quando conseguimos concluir as etapas e os planejamentos do dia, sentimo-nos mais realizados e com a sensação de dever cumprido. Dessa forma, ficamos menos ansiosos, e, consequentemente, nossa saúde mental agradece por esse cuidado a mais.

Como usá-lo?

O método Pomodoro foi criado em 1988, pelo italiano Francesco Cirillo. Apesar de ser uma estratégia que existe há 30 anos, é algo extremamente atual e cada vez mais necessário. Afinal, o número de distrações que temos hoje em dia é muito maior do que há três décadas. Por isso, veja como aplicar esse método.

Tempo

Pomodoro, literalmente, significa tomate e faz referência aos temporizadores usados na cozinha com o formato de tomate. Um Pomodoro é composto por quatro “Pomodoros” de 30 minutos. Por isso, você precisará de algo que meça o tempo por você. Existem diversos aplicativos que podem ajudar com essa tarefa.

Metas

Inicialmente, defina sua meta para duas horas de Pomodoro. Porém, lembre-se de ser pé no chão e não listar metas inalcançáveis. Por exemplo, delimite duas matérias de um conteúdo importante para você estudar. 

Dividindo o seu tempo

Você pode começar com 25 minutos de estudo e 5 minutos de pausa, usando a seguinte organização: 

  • matéria 1: 1 Pomodoro de 25 minutos e descanso de 5 minutos;
  • matéria 1: 1 Pomodoro de 25 minutos e descanso de 5 minutos;
  • matéria 2: 1 Pomodoro de 25 minutos e descanso de 5 minutos;
  • matéria 2: 1 Pomodoro de 25 minutos e descanso de 5 minutos;
  • descanso de 30 minutos.

Se você achar que 25 minutos é muito tempo, é possível reduzir para 20 ou, até mesmo, 15 minutos. Porém, o importante mesmo é procurar por um período de tempo adequado para a sua concentração. Com adaptação, é possível ir aumentando os minutos de estudo.

Qual é a importância das pausas?

As pausas dos Pomodoros devem ser feitas com alguma atividade que não demande esforço mental. Afinal, é o tempo que o cérebro precisa para se reorganizar e, depois, voltar a se centrar. Se, durante o estudo, você for interrompido, anote qual foi a interrupção. Assim é possível evitar que ela aconteça novamente.

É muito importante organizar-se para ter boas horas de estudo e conseguir descansar o suficiente para ter um dia produtivo, tanto no trabalho quanto nos estudos.

Gostou do nosso conteúdo? O método Pomodoro para estudar é uma das estratégias mais eficazes para quem sente a necessidade de investir na concentração! Se quiser ver mais dicas como esta, confira 10 dicas para se planejar e organizar sua rotina de estudos!

Posts relacionados

Deixe um comentário