Um mundo microscópico a ser explorado pelos futuros Agrônomos do UNIFACIG.

2 minutos para ler

Durante as aulas da disciplina de Microbiologia Geral do curso de graduação em Agronomia do Centro Universitário UNIFACIG, os acadêmicos colocaram os conhecimentos adquiridos a respeito do mundo microscópico em prática. 

A microbiologia compreende o estudo de seres microscópicos (como fungos, bactérias e vírus) que se desenvolvem em diversos ambientes, no solo, na água e, muitas vezes, associados a plantas e animais. Entender aspectos da morfologia, genética, fisiologia, metabolismo e ecologia desses micro-organismos é extremamente útil, já que os mesmos são peças fundamentais para a manutenção do balanço ecológico do planeta. Além disso, os micro-organismos podem ser usados para a produção de alimentos e biocombustíveis, no controle biológico de pragas das culturas agrícolas, ou mesmo em associações simbióticas (benéficas) com plantas cultivadas. 

Entender a dinâmica do mundo da microbiologia ainda é útil para embasar os estudos em fitopatologia do curso em Agronomia, que buscam auxiliar no manejo de doenças de plantas causadas por microorganismos.

Como parte do programa de aulas práticas, os acadêmicos aplicaram métodos de coleta e observação de micro-organismos sob microscopia, praticando o uso de corantes para facilitar a identificação e o estudo da morfologia desses seres.

.

Além disso, os acadêmicos trabalharam com meios de cultura (simulando condições que favorecem a proliferação de comunidades microbianas), produziram colônias isoladas e aplicaram técnicas de controle do crescimento microbiano.

O debate a respeito das particularidades dos métodos de ação de diferentes agentes de controle do crescimento microbiano, do surgimento de micro-organismos resistentes e das interações entre organismos nos ambientes agrícolas são essenciais para o entendimento dos agroecossistemas.

As aulas práticas acontecem nos Laboratórios de Bioquímica e de Microscopia do Centro Universitário UNIFACIG, localizados no Campus Alfa Sul, na cidade de Manhuaçu-MG.

Autor: Dr. Wagner Nunes. 

Posts relacionados

Deixe um comentário