Sem categoria

O que considerar para escolher uma boa faculdade de Veterinária?

 

O caminho que um aluno percorre para selecionar o curso certo é bem detalhista e requer bastantes pesquisas. Isso é importante para que ele escolha uma profissão que realmente faça a diferença em sua vida e forme um profissional de qualidade.

No entanto, mesmo após a escolha do curso, é preciso ir além em sua busca e verificar qual é a melhor faculdade para realizá-lo. A faculdade de Veterinária, por ser uma prática médica que contribui para o bem-estar de animais, necessita de algumas análises mais específicas por parte do candidato, isto é, faz-se necessário visitar e buscar respostas para algumas questões que definirão a formação e a qualidade com a qual você exercerá sua profissão.

Se você quer aprender como escolher o melhor curso de Medicina Veterinária e descobrir o que deve ser levado em conta nesse processo, confira este conteúdo e busque a melhor opção para seu futuro!

Liste todas as instituições possíveis

O primeiro passo para fazer uma boa escolha é selecionar todas as instituições que você tem disponíveis. Mesmo que alguma locomoção por meio de ônibus ou van seja necessária, é fundamental pesquisar por todas as Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem o curso de Veterinária.  

Faça uma lista enumerando as faculdades mais próximas da sua região até as mais distantes. Para isso, coloque todos os nomes: não deixe de escrever qualquer opção, pois a triagem de verdade começará a partir de algumas questões mais específicas que veremos abaixo.

Verifique se a instituição e o curso são reconhecidos pelo MEC

O MEC, Ministério da Educação, é a entidade d governo responsável por avaliar, autorizar e credenciar as IES no Brasil, por isso, é muito importante verificar se tanto a instituição quanto o curso são reconhecidos por essa instância.

Apenas as faculdades credenciadas pelo MEC podem emitir diplomas válidos em todo o território nacional. Dessa maneira, para que sua formação seja realmente válida, é importante ter esse cuidado e já começar a retirar de sua lista os cursos que não são reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Se você já quer fazer essa consulta, basta visitar o cadastro e-Mec e iniciar a verificação. Assim, você terá segurança no mercado de trabalho ao apresentar sua formação regulamentada.

Pesquise sobre a qualificação dos futuros professores

A qualificação dos professores é extremamente relevante, pois reflete o compromisso da instituição de ensino com os alunos. Portanto, verifique qual a formação do corpo de docentes e se eles têm extensões ou pesquisas que se adequam ao curso e aos propósitos do curso. 

Além disso, pesquise se os professores têm mestrado e/ou doutorado e se eles, ou pelo menos boa parte, são empenhados em projetos para o curso de Veterinária. Para facilitar sua investigação, você pode verificar essas informações na plataforma Lattes, pois a maioria dos profissionais têm currículo cadastrado nesse sistema.

Avalie o conteúdo programático do curso

O conteúdo programático é um dos itens mais importantes a serem observados, no entanto muitos candidatos ainda se esquecem de fazer esse levantamento. As matérias oferecidas e a organização do quadro de disciplinas são questões que fazem muita diferença para a formação do aluno tanto em relação à qualidade quanto em relação à duração do curso. 

Por isso, vá ao site da faculdade, selecione o curso Veterinária e conheça o conteúdo programático, a quantidade de aulas por semana e o número de disciplinas ou de horas necessárias para se formar. Algumas faculdades, além do quadro de disciplinas, disponibilizam bibliografia: se possível, familiarize-se com elas desde o início.

Descubra os serviços oferecidos ao aluno

Dois aspectos muito importantes para a sua formação são:

  1. a oportunidade que a faculdade trará para você participar de projetos extracurriculares;
  2. a disponibilidade de bolsas e auxílios para que os alunos mantenham-se focados em sua formação.

Em primeiro lugar, qual aluno curioso e dedicado não gostaria de colocar em prática o conhecimento adquirido durante o curso? É justamente para isso que os projetos extracurriculares existem.

Ao participar dos programas da faculdade, o aluno terá a oportunidade de praticar seu aprendizado desde o primeiro ano. Essa será uma maneira de ter uma formação profissional mais completa e se preparar desde o início para o mercado de trabalho.

Sendo assim, seja por meio de projetos sociais, da participação em congressos ou até de intercâmbios, o discente terá uma grande chance de desenvolver seu conhecimento e suas habilidades.

Por segundo, as bolsas também são muito importantes. Existem bolsas de monitoria, projetos de pesquisa e iniciação científica. Elas auxiliam muito na formação dos alunos, principalmente daqueles que precisam de auxílio financeiro para poder completar os seus estudos com mais tranquilidade e realizando funções que contribuem para a formação. 

Avalie a infraestrutura

A infraestrutura, principalmente para um curso na área da saúde, é extremamente significativa. É preciso verificar se a faculdade tem laboratórios, equipamentos fundamentais para análises e se disponibiliza salas de estudo para os alunos.

Quando uma faculdade oferece uma boa infraestrutura para o estudante, ela demonstra a preocupação com a formação do discente desde o processo inicial até ingressar no mercado de trabalho.

Ao entrar em uma faculdade de Veterinária, você lidará com muitas questões particulares referentes à saúde dos animais, terá uma gama de oportunidades e poderá trabalhar em zoológicos, fazendas, indústrias e laboratórios. Por isso, é tão importante que a faculdade escolhida tenha uma infraestrutura que o auxilie no encontro com as diferentes formas de conhecimento e práticas. 

A faculdade de Veterinária exige muito conhecimento e, inclusive, habilidades físicas para lidar com alguns procedimentos, isto é, é um curso que buscará o melhor de você e de suas competências.

Com certeza, após sua formação, a profissão trará grandes retornos, pois você trabalhará em defesa de um ideal e ainda terá uma grande possibilidade de retorno financeiro, já que a área da saúde é muito requisitada.

E para trazer esse significado profundo para a carreira, é muito importante fazer a escolha correta da instituição de ensino em que você fará a faculdade de Veterinária. É a partir dessa escolha que começará a ser construída sua carreira profissional.

Notou como é importante pesquisar bastante antes de iniciar um curso? Quer saber mais sobre a faculdade de Medicina Veterinária? Veja todas as informações na Unifacig! 

You may also like
Curso de Direito: tire aqui todas as suas dúvidas
Afinal, como é o curso de Arquitetura e Urbanismo?
Renovação e Cadastro de Novas Bolsas de Estudos pela Prefeitura de Manhuaçu

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This