Carreira

O que se estuda no curso de Psicologia?

O brasileiro tem aumentado sua busca por apoio psicológico e apenas esse fato já aguça a vontade por cursar psicologia e tornar-se um profissional da área. Mas na hora de escolher uma carreira devemos ter em mente outros fatores também importantes que influenciarão os próximos anos de nossas vidas durante e após a graduação, como o conteúdo a ser estudado e os campos de atuação que mais se encaixam em nosso perfil.

O curso de Psicologia, por exemplo, é ideal para quem busca ajudar as pessoas de alguma forma ou quer auxiliar a comunidade onde vive, já que os requisitos básicos para se transformar em um bom psicólogo é o interesse em compreender os problemas humanos.

O curso de Psicologia

A graduação dura em média 5 anos e é nesse tempo que você adquire conhecimentos teóricos e práticos no campo biológico e das ciências humanas. O objetivo do curso é formar profissionais capazes de compreender o sujeito e suas experiências socioeconômicas, podendo atuar nos diferentes níveis de atenção e prevenção da saúde mental individual e coletiva.

Muitas vezes, respeitando as disciplinas obrigatórias, a grade pode ser readequada para que o aluno consiga conciliar estudo e trabalho. Existe também a possibilidade de fazer as aulas no período noturno para viabilizar a construção de uma carreira profissional sem abrir mão de outras responsabilidades.

O mercado de trabalho

A psicologia é uma ciência que estuda fenômenos psíquicos, comportamentos e processos mentais humanos, como a razão, os sentimentos e as atitudes. É por isso que quem opta por cursar psicologia encontra uma ampla possibilidade de atuação profissional, tendo uma rápida colocação no mercado de trabalho.

Compreendida como uma atividade que age de forma integrada a outros campos, a formação em psicologia pode ser direcionada à pedagogia, ao esporte, às empresas, à nutrição, à medicina e à antropologia, por exemplo.

Além disso, muitas instituições promovem a realização de estágios para que os alunos atendam comunidades locais nas áreas de psicologia clínica ou orientação profissional, algo que proporciona um melhor preparo para o mercado de trabalho.

A grade curricular

No bacharelado em psicologia você vai estudar os maiores pensadores das áreas clínica, escolar, organizacional e social. O comportamentalismo compõe a grade curricular e está voltado ao estudo do comportamento humano relacionado a fatores internos e externos e à forma como nosso corpo e mente reagem a determinados estímulos. É essa área que analisa distúrbios como autismo e esquizofrenia.

A neuropsicologia atua na compreensão e análise da conexão entre mente e cérebro, permitindo o entendimento de lesões, transtornos e alterações genéticas que influenciam o comportamento. Já no âmbito da pesquisa e análise de dados, o futuro psicólogo aprende a elaborar relatórios, laudos e pareceres, assim como a correta aplicação de testes para o exercício de avaliação psicológica em clínicas, empresas e organizações.

O curso também oferece disciplinas práticas para que o aluno atue em clínicas especializadas visando a capacitação do aconselhamento psicológico a partir de diferentes vertentes teóricas.

Além disso, matérias relacionadas à psicologia organizacional e do trabalho ajudam a compor este profissional, possibilitando sua atuação no setor de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Essa área compreende a orientação profissional, a seleção e o treinamento de pessoal e a promoção da saúde emocional no ambiente de serviço.

E aí, se identificou com o curso de psicologia? Cadastre-se para receber nossa newsletter e fique atualizado com os melhores conteúdos do blog!

Especialização e residência médica: entenda as diferenças
Quais são as melhores áreas do Direito para se atuar? Descubra aqui!
Resultado do Processo de Seleção para Transferência para Medicina Edital Nº 001/2019