Vida de Estudante

3 dicas de organização financeira pessoal para estudantes

A organização financeira pessoal é um elemento essencial para o desenvolvimento de qualquer pessoa. Isso se torna ainda mais central para quem está levando uma vida de estudante, época em que os recursos costumam ser mais escassos e normalmente não temos muita renda a receber.

É um problema muito comum, mas estamos aqui para ajudá-lo com isso! Neste artigo, fornecemos algumas dicas simples e objetivas para você não se atrapalhar com as finanças até se formar. Dessa forma, estará aprendendo não só a se tornar um bom profissional, mas, também, a ter educação financeira. Vamos lá?

1. Pense sobre os gastos com alimentação

Uma situação comum a todos os estudantes são os dilemas envolvendo os gastos com comida. Sobre o assunto, é necessário ter muita consciência para não perder dinheiro com “bobeiras”, itens supérfluos que são oferecidos em todos os cantos e de forma tentadora para quem está em uma rotina pesada de estudos.

Evite gastar nas cantinas e lanchonetes da faculdade, compre apenas o necessário desses lugares. Na medida do possível, prepare seus próprios lanches em casa, o que o ajudará, inclusive, a ter uma alimentação mais saudável, além de econômica.

2. Faça um planejamento dos meios de transporte

Outra questão familiar a todos os estudantes é definir a forma como transitarão diariamente entre a casa e a faculdade. Para quem mora próximo dos centros de ensino, é bastante simples, mas nem todos têm essa sorte.

A maior parte dos estudantes recorre ao transporte público, que costuma oferecer um serviço minimamente acessível, mas que também pode provocar um rombo no orçamento.

A depender da cidade, existem iniciativas públicas que auxiliam as pessoas nesse sentido. Um exemplo é o “meio-passe”, que cobre metade do valor das passagens para estudantes. Todavia, para conseguir o benefício, é necessário correr atrás da documentação necessária.

Outra dica útil para o transporte é buscar por grupos de carona nas redes sociais, uma maneira informal de economizar dinheiro e, até mesmo, ter mais conforto em seu trajeto. Alternativas como aplicativos de carros devem ser utilizados apenas em caso de muita necessidade, pois possuem custos elevados normalmente.

3. Acompanhe os gastos fixos e eventuais

Essa é uma técnica que deveria ser usada não apenas por estudantes, mas por qualquer pessoa que deseja ter um controle melhor sobre sua vida financeira. Trata-se de colocar no papel, ou mesmo anotar digitalmente, todas as transações financeiras feitas por você durante o período mensal.

Como criar um controle de gastos?

Isso é mais fácil de fazer do que parece e, de fato, faz muita diferença no fim das contas. Primeiramente, é só colocar os gastos fixos de cada mês, aqueles que você sabe que terá, como de transporte, matrícula etc. Além disso, você pode inserir, também, seus ganhos, sejam eles por meio de estágios, mesada, salário etc.

Depois disso, vem a parte mais importante, que é anotar diariamente tudo em que você gastar dinheiro. Isso o ajudará não só a ter um controle sobre as finanças, como também a visualizar gastos excessivos que podem passar despercebidos e se tornam mais evidentes dessa maneira.

Uma dica interessante é a de separar quantias de dinheiro fixas para cada área da sua vida: transporte, alimentação, lazer, reserva para emergências. Será necessário ter disciplina para não ultrapassar os limites de cada campo, o que o poupará de muitos sustos na hora de pagar as contas.

Como você pôde ver até aqui, existem muitas maneiras simples de manter uma organização financeira pessoal para quem está estudando. Infelizmente, não aprendemos na escola sobre educação em relação ao dinheiro, mas sempre é possível começar a fazer isso. O estudante que mantém uma organização monetária eficiente certamente entrará no mercado de trabalho mais facilidade e possibilidades de crescimento.

Tem outras sugestões sobre economia para estudantes? Deixe um recado nos comentários!

You may also like
II Jornada de Medicina de Urgência do UniFacig
5 maneiras de gerar renda extra para pagar a faculdade
5 atividades complementares na faculdade que vão ajudar na carreira

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This