Vestibulando

Perícia contábil: quais são os tipos e como está o mercado para essa área?

A área da contabilidade é extensa e tem muitos ramos de atuação, como é caso da perícia contábil, já ouviu falar? Segundo a Norma Brasileira desse ramo, a atividade se conceitua como um conjunto de procedimentos técnicos que tem como função emitir um laudo ou parecer sobre determinado assunto.

Ou seja, esse é um instrumento que faz a documentação a partir de procedimentos bem específicos para conseguir elementos de prova sobre determinados valores. Apesar de o seu nome estar relacionado a assuntos judiciais, ele pode ser usado em muitas situações e a ferramenta é importante para empresários e advogados tributários.

O ramo interessa você? Então prossiga com a leitura deste texto. Apresentamos informações importantes para quem quer seguir nesse nicho, como mercado de trabalho e campos de atuação. Acompanhe e aprenda!

O mercado de trabalho na perícia contábil

Se tiver interesse no ramo de contador, com certeza essa área vai despertar sua curiosidade, afinal ela apresenta muitas oportunidades ao profissional. Isso acontece porque oferece um vasto campo, principalmente na justiça federal, estadual e do trabalho. Quanto mais conhecido fica, maior a possibilidade de serviços.

Além do serviço na justiça, é possível fazer também as perícias extrajudiciais. É comum que advogados procurem esse trabalhador para que sejam feitos laudos contábeis, como: reavaliação patrimonial, cálculo de partilha e apurações de valor de imóveis. Outra noticia animadora desse nicho é que os salários, mesmo que no início, são relativamente altos. De acordo com o site VAGAS, a média de pagamento no país fica em torno de R$4.193.00, dependendo da região escolhida.

Como é esse ramo de atuação

Agora que trouxemos informações sobre o mercado de trabalho, é importante falar também sobre o serviço dentro dessa área. A carreira é muito promissora, paga bem e tem muitas possibilidades de vagas. A atividade pode ser dividida em dois tipos e falamos sobre eles a seguir, acompanhe!

Perícia Judicial

Como o próprio nome já diz, ocorre quando o juiz determina que seja necessário fazer a conferência de informações, dados e a também a coleta de provas, pois provavelmente tem um litígio.  O perito nomeado pela excelência não pode ter qualquer relação com as partes interessadas e deve ser completamente imparcial no caso.  

Perícia Extrajudicial

A análise neste caso vai ser de coisas, como compra e venda de empresas, bens e direitos, cálculo de indenização, partilha de bens, divórcio etc.  É muito comum na justiça trabalhista, quando acontece de o funcionário ser desligado e é necessário fazer a conferência de valores referentes ao tempo de serviço e função exercida.  

A contratação pode ser feita por uma ou ambas as partes, e o trabalho prestado não tem relação com o judiciário. Nessas ações, geralmente, ainda não tem um litígio em andamento, portanto, o contrato é realizado de forma voluntária.

Quem pode atuar na área

A perícia contábil só pode ser exercida exclusivamente pelo profissional que fez graduação para contador. Mesmo tendo a habilitação, é importante que a documentação esteja regular junto ao Conselho Regional de Contabilidade de determinada jurisdição.

Na função é fundamental se manter atualizado sobre as Normas Brasileiras da área e estar apto a aplicar as técnicas necessárias para comprovar a veracidade (ou não) das informações. É preciso apresentar nas ações judiciais a habilitação profissional, mostrando a certidão específica regulamentada pelo setor responsável.

Neste texto mostramos como a área de perícia contábil é vasta e traz oportunidades de atuação para o contador. É importante ficar atento às informações e normas referentes a esse ramo desde a época da graduação, pois isso faz diferença na hora de exercer a profissão. Não deixe de se manter atualizado mesmo depois da formação, buscando sempre mais especializações e dados para realizar bem a função.

Gostou do conteúdo? Então assine a nossa newsletter e tenha acesso a outros materiais como este!

You may also like
Como fazer resumos para estudar para o vestibular?
3 dicas para estudar para o ENEM e conseguir uma nota maior
Como passar em Medicina?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This