Como planejar a carreira e crescer profissionalmente? Entenda mais sobre o assunto

4 minutos para ler

O planejamento de carreira é um processo pelo qual todos deveriam passar regularmente ao longo da vida, no entanto a maioria das pessoas planeja a sua carreira profissional apenas uma vez, que é durante o ensino médio ou na faculdade.

O mercado de trabalho atual está saturado de profissionais com qualificações muito similares. Se você deseja crescer profissionalmente é preciso se preparar para enfrentar a concorrência. Uma das melhores formas de alcançar um futuro promissor é realizando um planejamento de carreira.

Sabemos que planejar a carreira não é uma tarefa fácil, por isso trouxemos neste artigo várias dicas para você que quer estabelecer metas e objetivos profissionais mas está tendo dificuldades. Continue com a leitura para conferir as nossas dicas!

Busque se conhecer melhor

O primeiro passo para planejar o seu futuro profissional é saber exatamente quem você é e onde deseja chegar. Quais habilidades e qualidades fazem você se destacar da concorrência? Quais pontos precisam ser melhorados? A busca por autoconhecimento é uma jornada longa, afinal, nós estamos em constante mudança — é por isso que o planejamento de carreira precisa ser feito com certa frequência.

Solicite ao seu gerente e colegas de trabalho um feedback honesto sobre a sua postura profissional. Fazer testes vocacionais ou de personalidade também podem ajudar a esclarecer algumas dúvidas internas. Tudo isso é necessário para que você compreenda quais características pessoais ou profissionais precisam ser fortalecidas e quais devem ser eliminadas.

Defina seu objetivo e suas estratégias

Você já parou para pensar onde deseja estar profissionalmente daqui alguns anos? Ninguém é capaz de prosperar dentro da sua carreira sem ter aspirações e objetivos. Pensar no futuro vai muito além de sonhar, é fazer de tudo para que esse sonho se torne uma realidade.

Agora que você já tem em mente onde deseja chegar, é preciso estabelecer quais serão os passos a serem tomados para alcançar o seu objetivo. Crie um plano de ação com metas estratégicas a curto prazo, dessa forma você saberá exatamente quanto falta para chegar no fim do seu planejamento de carreira.

Uma das metas estratégias que você pode tomar para crescer profissionalmente é incluir uma nova graduação ao seu currículo. O mercado está cada vez mais exigente e apenas os profissionais mais qualificados se destacam, portanto, escolha uma boa faculdade ao elaborar seu plano de carreira.

Coloque o seu plano em prática

Agora que você já tem um planejamento pronto, com objetivo e metas definidas, é hora de colocar os seus planos em ação. O ideal é que você siga a ordem estabelecida e somente tente dar outro passo no seu planejamento quando o anterior for finalizado com sucesso. Para que a execução das metas fique mais organizada, você pode estipular prazos.

Por último, mas não menos importante, precisamos ressaltar que planejar a carreira significa ter que sair da sua zona de conforto. Afinal, como você pretende prosperar se tem medo de mudanças? Sair da zona de conforto não é fácil, você provavelmente vai passar por momentos inesperados e difíceis, mas tudo isso faz parte do processo de crescimento. Pense que, a longo prazo, você será recompensado por todo esse esforço.

Como dissemos no início, todo esse processo de planejar a carreira deve ser feito várias vezes ao longo dos anos. Nosso gostos mudam, assim como as nossas habilidades, desejos e experiências. Fazer um planejamento tão aprofundado não é uma tarefa fácil, no entanto, temos certeza de que você colherá bons frutos no futuro.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe já este texto em suas redes sociais para que seus amigos também possam aprender a fazer um planejamento de carreira.

Posts relacionados

Deixe um comentário