Vida de Estudante

Plano de férias: aprenda em 5 dicas a como tornar esse período mais produtivo!

Você já organizou o seu plano de férias? Muitas pessoas não planejam o que vão fazer nesse período e ficam com a sensação de que foram improdutivas e não fizeram nada de interessante. As férias são excelentes oportunidades de descansar, mas também de aprimorar-se na profissão ou colocar os estudos em dia. Sabe aquela sugestão de leitura que o professor passou em sala de aula ou aquele curso complementar que você desejava fazer, mas nunca encontrava tempo? Com um planejamento é possível fazer tudo isso e ainda descansar nesse período. 

Para saber mais e conferir todas as dicas, continue lendo este texto. 

Como ser produtivo e descansar durante as férias?

É preciso buscar equilíbrio em tudo que fazemos na vida e no período de férias não é diferente. O objetivo principal desse momento é que você descanse e se desligue das obrigações escolares, quebre a rotina e dê um descanso para a mente. Somente assim será possível que você volte às aulas com as energias recarregadas. Contudo, isso não significa que você deve ficar deitado em frente à TV o dia inteiro. 

Ao realizar um plano de férias, é possível organizar metas e objetivos que propiciem momentos de leitura, estudo, descanso e exercícios. Afinal, é muito importante cuidar da saúde, mas muitas pessoas protelam a prática dessas atividades por falta de tempo durante a rotina corrida. Assim, é importante ter foco para alcançar as metas propostas, otimizando a rotina, mas com flexibilidade e liberdade para escolher ou remanejar atividades. 

Quais atividades podem ser desenvolvidas no período de férias?

Ser produtivo significa aliar tempo, atenção e energia em uma atividade, para alcançar a realização de alguma ação. Veja algumas atividades para fazer durante as férias e ser mais produtivo nesse período. 

1. Faça trabalho voluntário 

Uma forma de estimular o autoconhecimento e ter acesso a novas situações e vivências é realizando trabalhos voluntários. Muitos estudantes aproveitam as férias da faculdade para fazerem intercâmbios com foco em trabalhos sociais ou procuram em suas cidades ações que precisem de ajuda. Além de estimular a empatia, é possível aprender novas habilidades e até uma nova língua.

2. Atualize seu currículo

É normal que com uma rotina pesada as pessoas esqueçam de atualizar seus currículos. Contudo, para os estudantes, é fundamental manter o currículo atualizado para garantir boas oportunidades de estágio e emprego. Além disso, também é importante conservar a Plataforma Lattes atualizada, dependendo da área que você pretende seguir na carreira, bem como o LinkedIn, que pode ser uma porta de entrada para mais chances. 

3. Leia livros diversos

Durante o período letivo, é comum que os alunos se preocupem apenas com a leitura de livros e artigos que tenham relação com o seu curso. Por isso, é necessário aproveitar as férias para uma leitura mais lúdica. Se você gosta de quadrinhos, ficção ou romance, esse é o momento certo para começar uma nova história. 

4. Faça cursos complementares

Com um plano de férias, também fica mais fácil fazer cursos complementares. As aulas e materiais oferecidos pela faculdade são suficientes para a sua formação, mas também é preciso pensar em cursos complementares e especializações para se destacar no mercado de trabalho. Por isso, se organize e busque cursos na sua área. 

5. Aprenda coisas novas 

Nada melhor que um tempo livre para aprender coisas novas. Se durante o dia a dia fica difícil aprender novas atividades e colocar os hobbies em dia, o período das férias é o momento certo. Você pode aprender a cozinhar, tocar um instrumento musical, fazer um novo esporte e até um curso de automaquiagem. 

Portanto, é possível perceber que com um plano de férias dá para ser produtivo, sem abrir mão do descanso ou dos exercícios. Então, você já começou o seu planejamento? Aproveite as nossas dicas e faça sua lista de prioridades. 

Gostou do nosso conteúdo? Siga as nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade, estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest. ​

You may also like
Veja 6 dicas para você estudar à noite sem perder o foco
UNIFACIG Inaugura Disciplina de Empreendedorismo em Formato Inovador
SEMANA DO PENSAR – ENGENHARIA CIVIL

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This