O que estudar em Português para o Enem? Saiba!

4 minutos para ler

Quando nos dedicamos e inserimos, em nossa rotina de estudos, uma boa prática de Português para o Enem, podemos sair bem, não só na prova que envolve linguagens e literatura, mas também em toda área de linguagens, códigos e suas tecnologias e em redação. 

Pensando nessa vantagem, trouxemos este conteúdo. Aqui você verá a importância do Português para o Enem, o que pode cair na prova e qual é a melhor maneira de estudar. Boa leitura!

Qual é a importância do Português no Enem?

Ao percebermos que a nossa interpretação e compreensão textual estão trazendo bons resultados, sentimos que todas as áreas sofrem um impacto positivo com os nossos acertos. Isso porque, antes de respondermos a qualquer questão, precisamos interpretá-la e construir as possibilidades de resolução. 

Por exemplo, uma questão de História exige de nós conhecimento acerca do tema. Porém, antes de respondê-la, é necessário compreender sua contextualização e o seu objetivo. Mesmo em uma questão de Matemática, é imprescindível que o candidato a interprete para depois construir um caminho que o leve até a resolução.

Se vamos escrever uma redação, é fundamental fazermos de acordo com as normas gramaticais e ortográficas da norma padrão e utilizarmos estrategicamente os conectivos, a pontuação e as conjunções.

O que estudar para o Enem em Português?

Veja, a seguir, os principais assuntos em Português!

Interpretação de texto 

A interpretação de texto é transversal, ou seja, abrange diversas áreas de conhecimento. Por isso, é importante praticar: ler bastantes livros, notícias, charges, contos, crônicas, campanhas publicitárias, entre outros gêneros. Porém, além de ler, é preciso assumir uma postura crítica diante do conteúdo, compreender a intenção do texto que você está lendo, conhecer o objetivo dos diversos gêneros textuais e as suas funções.

Domínio da norma padrão

O domínio da norma padrão é importante, principalmente, para escrever melhor a redação. Afinal, a primeira competência analisada será “domínio da norma padrão da língua portuguesa”, com o valor de 200 pontos. Então, procure algumas aulas de ortografia e gramática no YouTube EDU para complementar os seus estudos. Assim, você conseguirá rapidamente memorizar muitas das regras que regem a nossa língua.

Intertextualidade

A intertextualidade ocorre quando há um diálogo entre diferentes textos, ou seja, um texto possibilita a criação de outro, seja por meio da paródia, da paráfrase, seja por meio da alusão, referência, entre outros.

Para que você tenha um bom resultado em questões com esse tipo de conteúdo, é imprescindível usar o seu conhecimento prévio e conhecer as possibilidades intertextuais. No Brasil, por exemplo, um dos poemas mais explorados nesse aspecto é “Canção do Exílio”, do escritor romântico Gonçalves Dias.

Figuras de linguagem

As figuras de linguagem são fundamentais para interpretar poesias, crônicas, contos, campanhas publicitárias, entre outros gêneros. As mais cobradas são: metáfora, personificação, paradoxo, eufemismo, metonímia, onomatopeia, comparação, entre outras. Para estudá-las, é válido resolver alguns exercícios que ajudem a memorizar e compreender as suas diferentes aplicações. 

Como estudar para Português?

Se você quer ter um bom resultado em Português, busque pelas provas antigas de língua portuguesa do Enem e resolva o máximo de questões possível. Procure também fazer resumos e mapas mentais que sintetizem as regras gramaticais, as figuras de linguagem e outras das principais matérias. 

Para ter organização, faça um cronograma de estudos, marque um tempo e delimite uma meta diária ou semanal. Para ajudar no comprometimento, utilize o método pomodoro, pois assim evitará distrações desnecessárias. 

Estudar Português para o Enem é uma atitude que lhe ajudará na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, mas também acrescentará muito no seu rendimento em outras disciplinas! Portanto, o estudo de Português vai além da própria disciplina. Afinal, estamos lidando com a nossa língua e precisamos aprender a tratar das diversas possibilidades em que ela se apresentará.

Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe nas suas redes sociais e ajude seus amigos a terem sucesso na prova de Português do Enem!

Posts relacionados

Deixe um comentário