Posso mudar de curso na faculdade? Veja!

3 minutos para ler

Mesmo com testes vocacionais e muitas análises antes de prestar um vestibular, não é incomum estudantes decidirem abandonar determinada graduação. Com essa situação, você pode se perguntar: posso mudar de curso na faculdade?

É o que vamos responder ao longo deste post. Então venha com a gente e fique bem informado sobre esse assunto!

Posso mudar de curso na faculdade?

Geralmente, quando o curso escolhido é licenciatura e você decide transferir para um bacharelado, a mudança é possível. Ela também é permitida em cursos que têm relação na área do conhecimento.

Entretanto, se você está matriculado em História e começa a almejar uma transferência para Medicina, ela jamais seria aceita, pois uma graduação é de Humanas, enquanto a outra, de Ciências Biológicas.

Agora, se você almeja uma transferência interna em um curso relacionado com o atual, ela é possível. São as chamadas graduações afins, como Letras, Pedagogia, Geografia, entre outras.

Mas tudo vai depender da política interna da faculdade, pois existem instituições de ensino que aceitam a transferência entre cursos de áreas distintas.

Geralmente, entre as condições, está a possibilidade de existência de vagas, seja por cancelamento de matrícula, abandono de curso ou jubilamento.

Como mudar de curso?

No momento de mudar de curso, a primeira dica é procurar a secretaria da sua faculdade para se informar dos procedimentos internos.

Isso porque, cada instituição de ensino tem um calendário próprio referente às transferências. Além disso, você também deverá consultar o departamento do curso que pretende se matricular.

Caso tudo esteja favorável, você poderá realizar a transferência tranquilamente, seguindo adiante rumo ao seu sucesso profissional.

É possível aproveitar disciplinas?

Se você já estiver em uma fase mais avançada do curso de graduação, como no terceiro ano, por exemplo, certamente será possível eliminar algumas disciplinas que são idênticas.

Entre elas, podemos citar, no caso de Humanas: Língua Portuguesa, Sociologia, Antropologia, Filosofia e Iniciação à Pesquisa Científica, entre outras.

Agora, se as matérias ainda não estiverem concluídas, aí será necessário começar novamente.

Outro detalhe valorizado por muitas faculdades é o histórico escolar. Portanto, tanto as notas quanto a assiduidade do aluno têm um peso importante nessa decisão.

O que avaliar antes da mudança?

Se você está nessa situação, é importante estudar todo o contexto da decisão.

Busque uma orientação profissional, visite ambientes de trabalho da profissão que você está cursando e também da possível que pretende transferir e coloque na balança os prós e contras.

Afinal, muitas vezes as indecisões são corriqueiras e permeiam a vida tanto profissional quanto pessoal, ou seja, é preciso tomar uma decisão consciente.

Pesquise sobre os cursos em questão e olhe para si mesmo. O autoconhecimento é fundamental nesse momento.

Analise onde você quer estar daqui a cinco anos e as possibilidades que cada curso proporcionará.

Dessa maneira, a sua dúvida será sanada tanto por influências externas quanto internas, contribuindo para a melhoria da performance em sua carreira.

Portanto, ao se questionar se posso mudar de curso na faculdade, saiba que existem muitas possibilidades e lembre-se: sempre teremos ganhos e perdas nas decisões e suas respectivas consequências. Assim, busque sempre o melhor para você!

E aí, esclareceu a sua dúvida? Ainda com alguns questionamentos? Saiba neste post como usar a nota do Enem para entrar na faculdade!

Posts relacionados

Deixe um comentário