Vida de Estudante

Prática jurídica: entenda sua importância na faculdade

Um bom profissional é aquele que durante a faculdade teve a oportunidade de praticar o que aprendeu. É com esse objetivo que surgiu a prática jurídica para estudantes do curso de Direito. É como se fosse um estágio, só que apresenta atividades simuladas com proposta de prática. 

Esse é um importante mecanismo que permite aos estudantes de Direito ter experiência para o exercício da profissão. O aluno é orientado por professores e profissionais da área para que ele receba as indicações corretas daquela atuação. Quer saber mais detalhes? Neste post, você saberá um pouco mais sobre a prática jurídica e como ela pode fazer realmente a diferença no desenvolvimento do aluno de Direito. Confira!

Vivência da profissão e do mercado de trabalho

Uma das vantagens da prática jurídica é justamente colocar o aluno em contato com as vivências da advocacia ou do ambiente jurídico. Durante essa atividade, o aluno é colocado para realizar tarefas que mostram de forma realista o que será visto pouco tempo depois de formado. 

É por isso que a prática jurídica é importante, inclusive, para aquele aluno que ainda não estagiou. Isso porque os estudantes conseguem ver na prática o que estudaram na sala de aula ao longo dos anos e se tornam ainda mais preparados para processos seletivos de estágio

Aprendizado na prática

A faculdade de Direito é repleta de livros. A cada semestre, são várias matérias e, muitas delas, bastante complexas. Mas nada faz sentido se os estudantes não compreenderem as leis e muito menos saber aplicar na vida real.

É por isso que a prática jurídica é adotada. Por meio dela, os professores e orientadores conseguem discutir com os alunos temas que ensinaram durante as aulas. O aluno é colocado em situações que, até então, ele só ouviu nos exemplos oferecidos em sala. 

Orientação de professores e profissionais da área

Muita gente acha que a prática jurídica é como se fosse uma encenação teatral, ou seja, como se nada ali tivesse algum fundamento na vida prática. Mas na verdade não é bem assim. A prática jurídica tem um rígido processo de orientação de professores e profissionais da área.

Ali estão presentes docentes e magistrados com vasta experiência no ramo, o que permite um melhor acompanhamento do desempenho dos alunos. Além disso, os estudantes são convidados a fazer visitas técnicas, participar de audiências e qualquer outra atividade no ramo jurídico. 

Contato com casos reais do dia a dia

Durante a faculdade de Direito, muita gente sente falta de ter uma experiência com algum caso da vida real. A prática jurídica é uma boa oportunidade para isso. 

Por meio dela, os alunos podem, por exemplo, prestar assistência jurídica a pessoas que comprovadamente não têm condições para pagar um advogado. É nesse instante que o estudante obtém um aprendizado único, uma vez que aplica os recursos e conhecimentos que aprendeu durante a faculdade. 

Essas foram algumas informações sobre a prática jurídica. De fato, essa experiência pode garantir uma formação completa na faculdade de Direito porque a permite que o aluno atue em diversas áreas: trabalhista, familiar, cível, defesa do consumidor, entre outros. 

Gostou destas informações? Compartilhe este texto com seus amigos nas suas redes sociais! Até a próxima!

You may also like
Ferramentas Gerenciais: BSC x EVA
É Tempo de Natal Solidário!
Veja 6 dicas para você estudar à noite sem perder o foco

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This