Qual a importância do preparo psicológico para o Enem?

3 minutos para ler

Mandar bem no Enem, ou em qualquer outro vestibular, certamente é algo que exige muito dos estudantes. Além de entenderem sobre os mais diversos conteúdos do ensino médio, eles também precisam arrasar no que diz respeito ao preparo físico e psicológico. 

Este, por sua vez, é um dos mais importantes. É muito comum vermos relatos de pessoas que estavam preparadas para a prova mas que, na hora H, se viram nervosas e acabaram vivenciando “brancos” ou travaram completamente.

Então, continue a leitura e saiba como arrasar no preparo psicológico para o Enem, evitando problemas como esses e garantindo a sua tão sonhada vaga em seu curso preferido!

Crie uma estratégia

O primeiro ponto de destaque é criar uma estratégia para os seus estudos. Para isso, é fundamental que você faça duas coisas: a primeira, analisar as notas de corte do seu curso. A segunda, entender em que lugar você se encontra na preparação para as provas.

Cursos muito concorridos podem exigir mais tempo de estudos e vice-versa. Ter esse conhecimento e manter o realismo é fundamental para que você possa se programar e evitar questões como a frustração ou o nervosismo exagerado.

Mantenha uma rotina de estudos

O segundo ponto é manter uma rotina de estudos. Faça um bom cronograma e o siga ao longo do ano, a fim de ver o maior número possível de assuntos durante a sua preparação.

Lembrando que uma boa rotina também conta com espaço para a resolução de exercícios, revisão e simulados. Só ver a teoria dificilmente vai fazer com que o seu nome apareça na lista de aprovados!

Faça simulados

Os simulados são uma das melhores formas de garantir uma preparação psicológica para o Enem. Eles vão te ajudar não só a entender melhor a prova e a definir estratégias para resolvê-la, mas também a conhecer melhor o seu tempo e evitar o nervosismo no grande dia.

Para isso, faça simulados que realmente simulem o dia da prova. Nada de celulares, lanchinho em mãos e resolução ininterrupta de provas antigas, com a exata duração do exame do Enem. Assim, sua preparação ficará ótima!

Relaxe e descanse

Por fim, outra dica muito importante de preparo psicológico para o Enem é garantir um tempo válido para o descanso. Nós não somos uma máquina e o corpo e a mente precisam relaxar para se manterem ativos e funcionais.

Quando você se distrai, dorme bem e tira um tempo para si, seu cérebro tem a capacidade de fixar muito mais conteúdos e, claro, de se preparar para a jornada do próximo dia. Então, faça exercícios, veja série, saia com os amigos… você merece! 

Gostou de saber como ter um bom preparo psicológico para o Enem? Agora, é hora de colocar as dicas em prática e, claro, manter sempre a confiança. Respire fundo e saiba que você está fazendo o seu melhor!

Para continuar por dentro das novidades da UNIFACIG, assine a nossa newsletter e receba avisos periódicos sobre as novas publicações feitas aqui no blog. Assim, a sua preparação para o vestibular vai ser muito melhor!

Posts relacionados

Deixe um comentário