Cinco profissões em alta para você!

3 minutos para ler

Antigamente, mulheres consideradas simpáticas e boas comunicadoras eram contratadas para direcionar chamadas telefônicas. Com o tempo, a profissão de Telefonista foi extinta. Estamos falando isso para ficar claro que, ao passo que algumas profissões desaparecem, outras surgem e algumas ficam em alta em diferentes períodos.

Afinal, a tecnologia provoca mudanças cada vez mais aceleradas no mercado de trabalho. Você não pode ficar parado esperando que essas mudanças te peguem se surpresa. Por isso, agora você confere cinco profissões em alta no mercado!

Engenheiro de Dados

Informação desde sempre é uma matéria-prima para o mercado. Ocorre que com as novas tecnologias, o volume de informação aumentou exponencialmente. Por isso, é fundamental um profissional que cuide da distribuição, supervisão, organização e análise de dados. Esse profissional é o Engenheiro de Dados. Ele deve cuidar da estrutura para que os dados gerem informações valiosas para as companhias.

Especialista em Segurança da Informação

Se a informação se torna cada vez mais valiosa, é preciso investir na segurança dos dados. Por isso, o especialista em segurança da informação é uma profissão em alta. Trata-se do profissional responsável por prevenir vazamento de dados, invasões de hackers e outros tipos de ataques que afetem a segurança da informação.

No Brasil, a profissão está ainda mais em evidência em função da Lei Geral de Proteção de Dados, que é uma adaptação de outras leis internacionais. Com a nova lei, em vigor desde 2020, as companhias serão ainda mais cobradas pelo Governo para proteger os dados de terceiros.

Recrutador especializado em tecnologia

Foi-se o tempo em que um curso em datilografia era diferencial no currículo. Atualmente, há diversas tecnologias sendo empregadas ao mesmo tempo nas companhias. Em contrapartida, há vários tipos de especialidades para profissionais de Tecnologia da Informação.

Por isso, os profissionais de recrutamento e seleção também precisam se atualizar. Conhecer sobre tecnologia ajudará a escolher os talentos mais adequados para os projetos das empresas. É nesse sentido que atua um recrutador especializado em tecnologia. Ele deve identificar, a partir dos conhecimentos do candidato, se ele é adequado ou não para determinada vaga.

Gestor de Tráfego

Como fazer um produto ser conhecido nas redes sociais? Como deixar uma marca conhecida na internet? Todos esses questionamentos são imprescindíveis para que uma empresa sobreviva na era digital.

E para que isso ocorra, é necessário alguém que saiba como aplicar os mecanismos de marketing digital, e saiba gerir o orçamento de campanhas patrocinadas na Internet. Daí surge o gestor de tráfego. Ele ajudará a definir públicos-alvo e a gastar corretamente a verba publicitária para o meio digital.

Desenvolvedor de Software

Com tantas tecnologias surgindo, uma profissão não sairá de moda tão cedo: o desenvolvedor de software. É um profissional que precisa ter um bom raciocínio lógico. Esse profissional é o responsável por criar e integrar os programas que utilizamos no dia a dia.

Diante do exposto, fica claro que todas as profissões em alta têm algo em comum: trabalho sob pressão e atualizações constantes! São características que dominam o mercado, e você deve se manter sempre atualizado para acompanhar.

Gostou do conteúdo? Compartilhe esse texto e ajude seus contatos a conhecerem as profissões do futuro!

Posts relacionados

Deixe um comentário