Carreira

Profissões em extinção: quais carreiras estão ameaçadas?

Há muito tempo existia a profissão de acendedor de lamparina, objeto com pavio no qual se colocava fogo para iluminar um ambiente. Com a invenção da energia elétrica, tornou-se desnecessário o uso desse artefato, o que fez também com que aquela ocupação deixasse de existir. Esse efeito da tecnologia no mundo do trabalho que leva algumas profissões a extinção continua existindo atualmente. 

Hoje em dia, é possível identificar ocupações que estão com os dias contados. Algumas têm o alto risco de desaparecer, enquanto outras podem durar um pouco mais. E isso acontece porque cada uma delas não tem mais habilidades que o mercado de trabalho exige.

Quer conhecer algumas dessas profissões? Acompanhe este texto e descubra quais delas estão sofrendo modificações por conta da tecnologia. Confira!

Agente de viagens

Essa profissão ainda existe, mas está com os dias contados. O agente de viagens é um profissional que cria um roteiro para passageiros de determinada empresa. Com o crescimento da tecnologia, principalmente da internet, essa carreira tem sofrido grande impacto.

Isso porque existem aplicativos que elaboram guias de viagem personalizados que estão a cada dia ganhando mais adeptos. Apenas clientes mais tradicionais, que usam pouco aparelhos tecnológicos, é que solicitam a ajuda de um agente de viagens hoje em dia. Porém, esse tipo de cliente existe em menor quantidade e pode aprender a usar a tecnologia a qualquer momento.

Além disso, diversas empresas já oferecem planos on-line de viagem para turistas. Utilizando o site da agência ou até mesmo um aplicativo, é possível planejar suas férias ou viagens sozinho. A expectativa é que esses profissionais desapareçam por completo em até 10 anos.

Leitor de medidores

Provavelmente você já deve ter recebido a visita de um profissional para colher dados sobre o consumo de água ou de energia da sua casa. Esse trabalhador é o leitor de medidores.Possivelmente, você deve ter notado que essas visitas são cada vez menos frequentes. 

Isso se explica pelo avanço da tecnologia de medidores das empresas ou das companhias de água e energia. Novos dispositivos capazes de colher informações de maneira remota estão sendo desenvolvidos, fazendo com que menos trabalhadores sejam contratados para fazer a vistoria na sua casa.

Por isso, não estranhe se o leitor de medidores não passar mais na sua residência. 

Repórter de jornal impresso

Jornais e revistas têm sofrido uma grave crise. Para se ter uma ideia, 2016 foi o ano em que a venda de jornais e revistas teve a maior queda da história. Esse impacto negativo é por conta de questões ambientais e tecnológicas.

Com o princípio em voga da sustentabilidade, governos de diversas partes do mundo têm incentivado a redução da derrubada de árvores, das quais se produz a celulose, principal insumo para a produção do papel. Acrescido a isso, há um aumento de livros e outros documentos que são oferecidos em dispositivos digitais.

Por conta desse contexto, empresas jornalísticas que têm como produto o jornal impresso foram atingidas em cheio. Muitos jornais de grande circulação deixaram ou estão deixando de imprimir suas edições. A alternativa é produzir apenas conteúdos digitais. Por isso, muitos repórteres de jornais impressos estão sendo demitidos ou obrigados a manter o emprego migrando para as plataformas on-line.

Gostou de conhecer algumas das profissões em extinção e entender um pouco da nova realidade em que vivemos? Em breve, neste blog, você vai conferir outros conteúdos que mostram que essas profissões não serão apenas extintas: elas propiciarão o surgimento de novas atividades. Fique ligado!

Agora que você entendeu um pouco melhor o tema, que tal descobrir quais são as carreiras que estão bombando? Leia este texto e descubra 3 profissões que estão em alta na região sudeste!

You may also like
"Comportamentos e Saúde Mental no Trabalho, compartilhando experiências"
“Comportamentos e Saúde Mental no Trabalho, “
Curso Extensão: Do Ser Cuidado ao Ser Cuidador
UNIFACIG disponibiliza Edital para Mestrado Profissional em Manhuaçu

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site