Programa de bolsa de estudo: veja como funciona!

4 minutos para ler

Você sabia que há vários programas de bolsas de estudo disponíveis no Brasil? Ao fazer parte de um deles, você pode conseguir descontos atrativos e até mesmo o pagamento integral das mensalidades, sem custos após o término da faculdade.

Se você está empenhado para entrar em uma universidade, mas a grana está curta, este post é para você! Confira!

Veja o que são os programas de bolsas de estudo

Sabendo que a conclusão de um curso superior aumenta as chances de você conseguir um bom emprego, além de obter melhores rendimentos, nada melhor do que investir na educação.

Apesar de o acesso ao ensino superior ter melhorado muito nos últimos anos, ainda há muita gente que enfrenta dificuldades para arcar com os custos.

Nesse sentido, os programas de bolsas de estudo auxiliam na concretização desse sonho, podendo ser obtidos na iniciativa privada ou pública.

Existem diferentes tipos de auxílios, como na forma de desconto nas mensalidades ou até mesmo em pagamento em dinheiro. As bolsas têm critérios de seleção e, na maioria delas, a faixa de renda familiar e a nota no Enem são consideradas. Conheça algumas opções!

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) pode ser considerado o principal meio de acesso a bolsas de estudo no Brasil.

Conduzido pelo governo federal, ele destina bolsas de 50% e até integrais em faculdades particulares em todos os cursos existentes, com foco nos estudantes de baixa renda.

Entre os critérios de acesso, está a pontuação mínima de 450 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem zerar a redação. Há notas de cortes diferenciadas de acordo com a concorrência de cada curso.

O bolsista também precisa ter feito o ensino médio em escolas públicas ou com bolsas integrais nos colégios particulares.

Além disso, a renda familiar bruta mensal não pode ultrapassar três salários mínimos por pessoa. Outra exigência é que seja a primeira graduação do contemplado.

Neora

Trata-se de um programa que oferta bolsas de estudo em faculdades com vagas sobrando.

Isso porque há universidades particulares que disponibilizam vagas após o término dos processos seletivos.

O preenchimento é feito pela internet por meio de uma busca dos cursos e faculdades, mas é preciso pagar uma taxa referente à pré-matrícula. A bolsa concedida não solicita comprovação de renda.

Quero bolsa

Oferecendo bolsas com até 75% de desconto, o Quero Bolsa é um site que tem muito acesso no Brasil e conta com mais de 700 universidades conveniadas.

Tudo é bem simples e sem burocracia em um processo totalmente online. Pelo site, é preciso fazer uma busca de acordo com a faculdade de sua preferência e a modalidade de ensino, podendo ser presencial, semipresencial ou a distância.

O sistema do Quero Bolsas mostra o percentual de desconto e o valor da mensalidade que vigorará até o fim do curso.

Educa Mais Brasil

Com mais de 15.000 instituições de ensino credenciadas, o Educa Mais Brasil também oferece bolsas de estudo para cursos de graduação.

Elas podem cobrir até 75% dos custos, com inscrições gratuitas. O site também possibilita buscas por meio do nome da universidade e da localização, demonstrando os índices de desconto.

No entanto, nesse programa específico, é preciso pagar a primeira mensalidade sem desconto para depois efetuar a matrícula.

Bolsas institucionais

Inúmeros programas de bolsas de estudo existem dentro das faculdades por meio de auxílios que valorizam a nota no Enem ou estágios supervisionados, como em iniciação científica.

Portanto, vale a pena pesquisar se a faculdade que você pretende escolher tem bolsas ou conta com programas que incentivam a pesquisa e extensão. Inclusive, há prefeituras que também incentivam por meio de concessão de descontos nas mensalidades.

Assim, ao buscar alternativas por meio dos programas de bolsas de estudo, fica bem mais acessível o término de uma faculdade, sendo um momento crucial para o seu pleno desenvolvimento profissional.

E você, gostou do nosso post? Quer sempre acompanhar as nossas postagens? Então siga a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

Posts relacionados

Deixe um comentário