Carreira

Psicologia Organizacional: conheça essa área promissora

Ele pode atuar em empresas públicas, privadas, em indústrias nacionais e até multinacionais. Sabe de quem estou falando? Talvez, não. O profissional de Psicologia é versátil e engana-se quem somente pensa na atuação dele em consultórios. A Psicologia Organizacional ou Psicologia em Recursos Humanos envolve a compreensão do comportamento humano no ambiente de trabalho, com foco na qualidade de vida dos funcionários de uma determinada organização.

Como as relações da sociedade mudam rapidamente, o psicólogo organizacional tem o papel fundamental de “deixar a casa arrumada”, ou seja, fazer cumprir a tríade visão, missão e valores da empresa em que está inserido. Por isso, ele tem sido muito solicitado em empresas de médio e grande porte, com remuneração média que varia entre  R$ 3 mil e R$ 7,5 mil, no caso de grandes empresas, segundo dados do Sine.

Para facilitar o entendimento da profissão e do profissional, listamos abaixo 6 funções desempenhadas na Psicologia Organizacional. Vamos a elas!

Recrutamento e seleção de pessoal

Enquanto o primeiro consiste na definição de candidatos que combinem com o perfil a ser escolhido para ocupar um cargo, seja por anúncios em jornais, em sites especializados, cartazes ou empresas terceirizadas, o segundo visa montar uma estrutura para que candidatos com o perfil desejado sejam escolhidos, por meio de dinâmicas de grupo, entrevistas individuais e aplicação de testes psicológicos.

Combinando os dois, o recrutamento visa encontrar um número de candidatos para participar do processo de seleção de pessoal.

Análise de cargos e salários

O psicólogo organizacional desenvolve estratégias para definir a descrição de cargos e funções da organização, usando procedimentos como a análise de desempenho e métodos comparativos.

Com a análise em mãos, é possível envolver todos os funcionários em torno de projetos comuns e incentivá-los a subir na carreira. Cabe a ele também ouvir o empregado em uma tentativa de compreender seus anseios e expectativas, especialmente quanto à questão salarial.

Treinamento e desenvolvimento

E qual profissional não fica satisfeito com treinamento, cursos, palestras, viagens a trabalho e workshops? O psicólogo organizacional faz a ponte entre empregador e empregado, promovendo esses cursos com a finalidade de proporcionar a aquisição de habilidades do funcionário, bem como melhor adaptação entre as exigências diante da função e das características pessoais dos funcionários.

Contratação e desligamento

As funções de contratar um profissional ou desligá-lo da empresa geralmente são atribuições delegadas a profissionais da área de Ciências Contábeis ou assistentes sociais, mas podem também ser exercidas por psicólogos organizacionais.

Um dos ápices do desligamento é a entrevista individual. Sem sofrer pressões de chefes diretos ou supervisores, o funcionário se sente confortável para “se abrir” com o psicólogo e apontar erros e acertos da empresa.

Testes psicológicos

As avaliações psicológicas desenvolvidas nas empresas talvez sejam o que mais se assemelha à função primordial do psicólogo: a de avaliar o perfil de um funcionário ou até mesmo de uma equipe de trabalho.

A partir daí, diretores e/ou gerentes podem tomar decisões mais efetivas sobre o desempenho de suas atividades ou ainda poder decidir se o candidato deve ser contratado ou não.

Avaliação de desempenho

Geralmente, avaliações de desempenho do funcionário trazem benefícios para empregados e empregadores. São verificados itens como absenteísmo (falta ao trabalho), total de vendas por mês e desempenho do funcionário. Assim, será possível melhorar a performance e mudar o que está sendo feito de forma inadequada.

E aí? Gostou desse tema? Que tal ler outro de nossos artigos sobre Psicologia para complementar o que você aprendeu hoje?

Os 10 melhores sites de emprego!
UNIFACIG Desenvolve Curso de Scratch
Falar em em público