Vestibulando

Redação do Enem: 5 dicas para sua preparação

Quem está se preparando para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sabe que uma das partes mais importantes é a redação. Temida por muitos, ela tem um peso grande na nota final. Por isso, tamanha preocupação.

Os candidatos precisam ficar atentos ao que está sendo pedido no caderno da prova e se ater ao tema proposto. Essa é a regra número um para tirar uma boa nota. As instruções deixam bem claro que o candidato que fugir do tema solicitado receberá nota zero. Então, muita atenção, pois um texto mal escrito pode acabar com o sonho de conquistar uma vaga em uma boa faculdade.

Por isso, escolhemos algumas dicas super úteis que vão ajudá-lo a sair na frente e a se preparar desde já para a redação do Enem! Confira e compartilhe!

Leia bastante

Só escreve bem quem lê bastante – isso é fato! Mas não adianta ler muito do mesmo. Leia os mais diversos tipos de textos (contos, crônicas, resenhas, artigos, posts de blogs, tirinhas, textos jornalísticos, publicitários, etc.) para entender as características de cada gênero textual e conseguir interpretá-lo corretamente. Dessa forma, suas referências aumentam e, com isso, seus recursos para produzir um bom texto, não só em termos de um vocabulário mais rico, mas também com organização e clareza.

Além disso, conforme a pessoa desenvolve o hábito da leitura, ela conseguirá formar um senso crítico mais apurado, sendo capaz de diferenciar um bom texto de outro de qualidade inferior.

Mantenha-se informado sobre temas atuais

Na redação do Enem, é bem comum o tema proposto estar diretamente relacionado com algum acontecimento atual. Por isso, para não se perder na hora da prova, é importante ficar ligado nos acontecimentos mais importante no Brasil e no Mundo.

Acompanhe o máximo possível o noticiário, leia análises de especialistas, opiniões de colunistas e busque entender um pouco mais sobre os assunto de maior repercussão no momento. Assim, munido de mais informações, o candidato conseguirá apresentar os argumentos corretos na sua redação.

Use a língua portuguesa corretamente

Essa dica é bem básica, mas sempre vale a pena lembrar. Tenha muita atenção quanto ao uso da língua portuguesa na sua redação no Enem. O uso correto da norma-padrão é uma das competências avaliadas nessa parte da prova. Procure vídeos na internet, sites especializados, consulte gramáticas.

Nunca fique com dúvidas e busque sempre uma explicação. Prefira a norma culta da língua e nunca, nunca mesmo, utilize gírias no seu texto.

Escreva bastante

Assim como ler é muito importante, praticar a escrita é fundamental. Se você deixar para escrever somente no dia da prova, as chances de algo dar errado são grandes. Portanto, escreva bastante! Estabeleça uma meta, por exemplo, duas redações por semana. Busque temas passados do Enem ou mesmo de outros vestibulares e escreva seu texto conforme as instruções da prova escolhida.

Quanto mais você escrever, mais íntimo ficará com as palavras e a estrutura textual. No começo é um pouco mais difícil, porém, com a prática, você desenvolverá seu próprio estilo e técnica e a escrita fluirá com naturalidade.

Depois que terminar sua redação, revise-a e peça que outras pessoas a leiam. Observe o que elas vão dizer a respeito, anote os comentários e reflita sobre o que pode melhorar.

Leia temas passados e exemplos de redação nota 10

Uma forma de se preparar para a redação do Enem é pesquisar quais foram os temas solicitados nas edições passadas para compreender melhor como é a estrutura exigida. Além disso, todos os anos, o Ministério da Educação publica algumas das redações consideradas nota 10. É sempre produtivo ver os bons exemplos para entender qual é o nível de exigência do exame.

Gostou das nossas dicas para se preparar para a redação do Enem? Tem alguma sugestão diferente? Então, curta nossa página no Facebook e deixe seus comentários lá. Você também vai poder acompanhar várias informações interessantes e trocar experiências com outras pessoas!

You may also like
10 dicas para planejar e organizar sua rotina de estudos
Explicamos aqui como funciona o Prouni no segundo semestre
Saiba como controlar a ansiedade no vestibular

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site