Redação do Enem: filmes e séries que podem ajudar!

4 minutos para ler

Quando o assunto é o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), é praticamente impossível esquecer a redação. Este é um dos cadernos mais importantes da prova, valendo 1000 pontos, e um dos mais desafiadores.

Se você vai prestar o Enem e quer mandar bem na produção de texto, é fundamental ter uma boa bagagem cultural. A prova gosta quando o candidato relaciona o tema com elementos como filmes, séries e músicas, mostrando que está atento ao mundo ao seu redor e possui pensamento crítico.

E então? Que tal aumentar essa bagagem? Pensando nisso, separamos algumas obras que vão enriquecer o seu repertório e, de quebra, ajudá-lo a dar uma relaxada na rotina de estudos e ir ainda melhor na redação do Enem. Boa leitura!

Bacurau

Começaremos a nossa lista com um filme brasileiro que se tornou uma grande sensação nos últimos anos. Ele relata os acontecimentos de Bacurau, um vilarejo nordestino que, de repente, parou de aparecer nos mapas.

Como se isso não fosse estranho o bastante, os moradores também passam a ser atacados por estrangeiros, o que faz com que eles precisem unir-se para entender o que está acontecendo e se defender dos invasores. 

Essa é uma ótima obra para quem está se preparando para o vestibular, pois trata de assuntos muito brasileiros e traz reflexões poderosas sobre a essência humana e a sociedade.

1917

Nas provas, é muito comum encontrarmos questões sobre as duas grandes guerras. Sem dúvidas, esse é um assunto que causa muita confusão em boa parte dos estudantes.

Por isso, um bom recurso que pode ser utilizado é assistir a filmes ou séries sobre o tema, para que tudo fique mais ilustrado. Um bom exemplo é o filme 1917!

Ele narra acontecimentos relacionados à Primeira Guerra Mundial, trazendo a história de dois soldados que precisam passar pelo território dos seus inimigos, a fim de levar uma mensagem com o potencial de salvar muitas vidas. Vale a pena conferir!

Chernobyl

É possível que você já tenha ouvido falar sobre Chernobyl, seja nos livros de história, seja a partir de memes que utilizam o nome da cidade. No entanto, esse acontecimento não tem nada de engraçado.

A verdade é que o acidente nuclear que aconteceu na Ucrânia, em 1986, traz consequências até os dias de hoje.

Todos esses eventos são revisitados na série “Chernobyl”, que explica os motivos que levaram o acidente a acontecer e fala sobre as pessoas que estavam presentes naquele evento. 

Black Mirror

Se você quer arrasar em sua redação do Enem, assistir a Black Mirror pode ser uma ótima pedida.

A série da Netflix é um apanhado de histórias. Ou seja: cada episódio narra os acontecimentos de pessoas diferentes, mas sempre com a participação ativa da tecnologia, um toque de distopia e foco nas relações humanas.

Essas histórias trazem um ótimo repertório para ser mencionado nas redações, já que tratam dos mais diferentes assuntos e podem ser encaixadas em muitos temas.

Não olhe para cima

Por fim, temos um filme com um elenco de peso, que traz estrelas como Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence. Ele também é uma ótima adição à sua bagagem cultural!

Na história, cientistas não tão promissores descobrem a chegada de um meteoro considerável ao Planeta Terra, com potencial de destruí-lo completamente. Ao narrar a sua descoberta, são desacreditados e entram em uma luta para provar que estão falando a verdade.

O filme aborda a questão política de maneira irônica, sendo uma obra leve de ser assistida, mas ainda assim muito reflexiva.

Gostou de conferir os filmes e séries que podem ajudá-lo em sua redação do Enem? Agora, é hora de estourar a pipoca e se preparar para maratonar todos eles. Não perca tempo!

Quer continuar por dentro de dicas como essas? Então, assine a newsletter da UNIFACIG e receba as novidades do blog diretamente em seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe um comentário