Representante do CRP-MG vai à Brasília

2 minutos para ler

Nos dias 26 e 27 de abril, nosso Coordenador do Curso de Psicologia e também Conselheiro do XVII Plenário do CRP-MG, esteve em Brasília participando da Oficina Nacional do Censo da Psicologia Brasileira, que junto aos CRs de todo o país, puderam compartilhar sobre o futuro da profissão, onde através do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais, apresentar O Projeto “CRP pelo Campus”, como um instrumento que irá monitorar e avaliar a Formação em Psicologia no Estado.Um compromisso com a profissão através de reflexões sobre a trajetória histórica para a uma Psicologia que é dinâmica e que acompanha as transformações sociais, culturais, econômicas e políticas do país e do mundo.Márcio nos colocou que “Essas transformações passam pela formação no percurso do Ensino Superior, como lugar de pluralidade e diversidade de abordagens ‘teórico-metodológico-práticas’, como também de uma valorização pela diversidade racial, pelas diferenças de gênero, orientação sexual, pessoas com deficiência, etc. 

O Ensino Superior passa pelo currículo mínimo à formação profissional e os estágios. Podemos também destacar o aumento significativo em todo o país de IES privadas, mais de 80% em detrimento do ensino público.”

As mudanças no mundo social, político e cultural constituem condições que dinamizam as vivências pessoais, identitárias e coletivas que impactam a subjetividade nas instituições formadoras em Psicologia. As DCNs estabeleceram essa pluralidade de ideias e diversidade de existências, como também a reflexão crítica a respeito da desigualdade e o compromisso e respeito aos Direitos Humanos. 

“Por trás dessas problemáticas, a formação tem como desafio a incorporação da ideia de ensino que passa pela incorporação do conhecimento continuado. Assumir esse desafio é um grande compromisso nosso” – finaliza Márcio. 

Posts relacionados

Deixe um comentário