#EuSouUniFacig Inovação Revista Pensar Acadêmico Unifacig Vida de Estudante

Revista Pensar Acadêmico publica Dossiê Temático sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem

Revista Pensar Acadêmico

A Revista Pensar Acadêmico, do Centro Universitário UNIFACIG (ISSN: 1808-6136, ISSN on-line: 2674-7499, qualis referência B2), publicação on-line quadrimestral e multidisciplinar, acaba de publicar um número especial, seu primeiro dossiê temático, tendo como foco as “Metodologias Ativas de Aprendizagem”.

O tema deste primeiro dossiê não poderia ser diferente, uma vez que o Centro Universitário UNIFACIG é referência na aplicação de metodologias ativas de aprendizagem em todos os seus cursos desde 2012. Além disso, a instituição faz parte do consórcio STHEM-Brasil, afiliado à Laspau, órgão da Universidade de Harvard, que tem como um de seus objetivos a promoção da educação de mais qualidade, assim, por meio treinamentos e imersões, nossos professores são capacitados nas mais modernas metodologias de ensino: as metodologias ativas de aprendizagem.

Essas metodologias consistem em uma forma de ensino que, diferentemente da abordagem tradicional, estimulam os alunos a participar mais diretamente do seu processo de aprendizagem. Dessa forma, essa nova metodologia modifica o conceito tradicional de educação, já que os alunos deixam se ser sujeitos passivos para se tornarem protagonistas de seu processo de aprendizagem.

A Revista Pensar Acadêmico, por sua vez, foi fundada em 2009 com o intuito inicial de divulgar não só trabalhos científicos desenvolvidos pelos professores da instituição como também trabalhos do público externo. Neste dossiê, em questão, foram publicados artigos relatando experiências em metodologias ativas de diversas instituições do país.

Além deste dossiê a respeito de “Metodologias Ativas de Aprendizagem”, publicado agora em agosto, está aberta uma segunda chamada para um segundo dossiê temático, intitulado “Educação em tempos de pandemia”, com o intuito de se divulgar boas práticas que estão sendo adotadas neste período de ensino remoto. Espera-se, com isso, de poder contribuir para que essas boas experiências possam ser compartilhadas ao maior número possível de pessoas e que essas boas ações possam ser replicadas.

Para acessar o dossiê sobre “Metodologias ativas de Aprendizagem” ou enviar trabalhos para o dossiê temático “Educação em tempos de pandemia”,  clique aqui.

You may also like
Clínica Equus UNIFACIG
Clínica de Equinos EQUUS UNIFACIG e ABCCMM
Alunos do Curso de Direito Realizam Visitas Técnicas no Rio de Janeiro.
Alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo Fazem Aula Prática Sobre Acessibilidade.

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This