Vestibulando

Saiba como controlar a ansiedade no vestibular

A ansiedade no vestibular é um dos sentimentos mais relatados pelos candidatos. Embora ela possa ter um valor positivo para que o candidato se prepare adequadamente para o momento tão importante do vestibular, se exagerada ela pode ser prejudicial ao bom desempenho na prova.

Descubra como controlar a ansiedade antes e durante a prova e veja como atitudes simples e práticas podem contribuir para uma performance excepcional no vestibular.

Na preparação para o vestibular

Reconheça a ansiedade

Antes de mais nada, é crucial saber reconhecer sintomas de ansiedade para controlá-los adequadamente. Eles envolvem:

  • sudorese;
  • pernas inquietas;
  • dificuldades para concentrar;
  • coração acelerado;
  • dificuldades para dormir;
  • tensão muscular;
  • problemas digestivos;
  • pensamento acelerado;
  • fadiga;
  • comportamento compulsivo;
  • tremores;
  • sensação de sufocamento.

Exercite-se

Os exercícios físicos ajudam a manter altos os níveis de endorfinas, hormônios relacionados à sensação de prazer, reduzindo a ansiedade, melhorando significativamente a concentração, aumentando a autoestima e a confiança. Por isso, reserve um tempo em meio à rotina de estudos para realizar uma atividade física que lhe agrade.

Na véspera da prova

Organize-se

Para evitar preocupações e ansiedade na véspera da prova, é muito importante se organizar adequadamente. Para isso, busque:

  • separar o material necessário para realização da prova (documentos, ficha de inscrição, caneta, lápis, borracha);
  • verificar quanto tempo necessário para chegar ao local;
  • verificar qual o trajeto até ao local da prova;
  • deixar organizada a roupa que usará (lembre-se de optar por peças leves e confortáveis).

Relaxe

Acreditamos que, até a véspera da prova, você já terá estudado todo o conteúdo necessário, não é mesmo?

Assim, evite estudar no dia anterior. Além de não ser muito produtivo, você acaba deixando o corpo mais cansado e a mente mais ansiosa.

Por isso, faça atividades prazerosas e leves (como ir ao clube, assistir a um filme, sair com amigos, realizar uma caminhada leve, ficar com a família), deixando a mente despreocupada e relaxada.

Cuidado com o sono e com a alimentação

Evite ingerir alimentos muito pesados e durma, ao menos, por oito horas durante a noite. Se tiver dificuldades para dormir e sentir-se preocupado ou ansioso, busque ler um livro, ouvir uma música calma ou assistir a um programa para relaxar a mente.

No dia da prova

Evite situações que induzam a ansiedade no dia da prova. Para isso, procure:

  • acordar cedo;
  • alimentar-se adequadamente (no almoço, por exemplo, dê preferência aos carboidratos complexos, carnes magras, salada leve e nutritiva, legumes e suco natural);
  • sair de casa com antecedência (lembre-se que alguns fatores podem atrasá-lo, como chuva, trânsito, acidentes, etc).

Use a respiração em seu benefício

A respiração diafragmática é uma das técnicas adotadas em Psicologia para controle da ansiedade, até mesmo para o candidato de vestibular. Ela mantém o cérebro oxigenado, garantindo melhor desempenho cognitivo.

Sente-se com uma postura ereta. Inspire devagar até encher os pulmões (por cerca de três segundos) e sentir a barriga estufar. Retenha o ar por dois segundos e expire pela boca durante seis segundos.

Utilize estratégias adequadas para resolução das questões

Para evitar a ansiedade e ter melhor desempenho em qualquer prova, algumas práticas recomendadas envolvem:

  • começar a resolver as questões mais fáceis e de disciplinas que você mais gosta;
  • pular questões que estiver em dúvida;
  • ler com bastante atenção os enunciados, perguntando-se mentalmente o que está sendo questionado;
  • evite prestar atenção em quem está saindo da sala, quem está indo embora, etc;
  • faça uma pausa na metade da prova. Assim, você descansa o corpo e dá um “gás” para seu cérebro. Vá ao banheiro, tome água, faça um alongamento, coma algumas castanhas, frutas secas ou chocolate amargo e volte para a sala.

Cuidado com influências negativas

Sempre temos aqueles colegas que são os “melhores” em tudo. Temos também aqueles muito preocupados, que afetam a nossa segurança, nos deixando ansiosos.

Evite ser influenciado por estes dois tipos de colegas e, quando sentir-se ansioso ao lado deles, pense que seu esforço e disciplina serão recompensados com um bom desempenho na prova.

Controlar a ansiedade no vestibular depende de diversas práticas simples e efetivas. Não deixe de implementá-las em seu dia a dia, garanta um melhor resultado no vestibular e em toda a sua vida acadêmica!

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