Vestibulando

Saiba como estudar para o Enem mesmo com o tempo apertado

O ENEM está chegando, e uma prova extensa como essa costuma deixar muitos estudantes com a cabeça virada. Nada mais natural, já que são diversas disciplinas e assuntos abordados  e nem sempre isso corresponde ao período que o aluno tem disponível para se programar e efetivamente estudar.

Se você se identifica com essa situação, então, está no lugar certo. Criamos um conteúdo sobre como estudar para o ENEM mesmo com pouco tempo. É isso mesmo: parece impossível, mas não é (desde que você adote uma boa preparação). Para saber mais sobre o tema, leia este artigo até o final. Vamos lá?

Comece traçando um plano de estudos

A grande maioria das atividades desempenhadas por nós deveria começar por um planejamento. Essa é uma forma de economizar tempo e aumentar as chances de aprovação em um exame desse tipo.

Uma forma de fazer isso é traçando quantos % do conteúdo você precisa ver por mês ou por semana. É fundamental que isso aconteça considerando a sua realidade (e isso envolve uma organização da rotina). Como o tempo é curto para os estudos, então, é crucial focar os conteúdos que mais caem nas provas, descobrir quantas horas semanais disponíveis você tem e criar bons hábitos de estudo.

Faça exercícios das últimas provas

As provas mudam a cada novo ano, mas não dá para negar que o perfil ainda é bem característico. Embora, para algumas pessoas, esse seja um ponto negativo, você pode perceber oportunidades e explorá-las a seu favor!

Uma dica para alcançar notas mais altas é usar as provas das edições passadas para garantir uma forma de estudo ainda mais sistemática. Essa é uma maneira eficiente de se acostumar com a interpretação dos enunciados e, de quebra, ainda treinar dentro do tempo estipulado.

Assista a videoaulas

Convenhamos: não é todo dia que estamos com disposição para estudar lendo os materiais e fazendo resumos (ou qualquer outro método que você tenha criado). A boa notícia é que, hoje, existem diversos materiais que podem ajudar  e as videoaulas são um ótimo exemplo!

Essa é uma maneira mais dinâmica de aprender, e várias delas são ministradas por excelentes professores em todo o território brasileiro. Portanto, abra a mente e procure por alternativas desse tipo para ter resultados ainda melhores nos estudos.

Faça resumos e pratique a redação

Os resumos representam uma ótima maneira de memorizar o que foi estudado. Seja de forma escrita, seja de forma digitada, assim, você faz com que sua mente trate do conteúdo por mais tempo e isso traz ótimos resultados.

Somado a isso, esse é um caminho para praticar a redação (outro tema que merece atenção de quem quer saber como estudar para o ENEM). Reservar algumas horas para treinar a escrita é indispensável, principalmente se considerarmos que a pontuação da redação é bem alta e pode ser determinante para conquistar sua tão sonhada vaga.

Crie bons hábitos

Para fechar a nossa lista, não poderíamos deixar de compartilhar a importância dos bons hábitos. O hábito é quase uma automatização de um comportamento  e estudar para o ENEM deve se tornar isso (ao menos por um tempo).

Separe um período para o estudo e evite algumas atitudes que podem simbolizar um desperdício desse tempo. Estudar matérias que caem pouco, ficar muito ansioso e/ou, ainda, estudar em lugares movimentados e que dificultam a concentração são apenas algumas atitudes que devem ser evitadas.

Depois de ler este artigo e saber um pouco melhor como estudar para o ENEM mesmo com pouco tempo, é hora de praticar! Aproveite as dicas compartilhadas aqui e incorpore-as no seu dia a dia de estudo.

Se você quer continuar se informando sobre o assunto e garantir resultados ainda mais efetivos, então, leia nosso artigo com 3 dicas de estudo que vão ajudá-lo a conseguir uma nota maior no exame. Até lá!

You may also like
5 aplicativos gratuitos para te ajudar a otimizar os estudos
Faculdade de arquitetura: como escolher a melhor?
6 famosos com curso superior que você nem imaginava

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This