Carreira

Saiba como ganhar experiência profissional durante a faculdade

Você sabia que é possível adquirir experiência profissional durante a faculdade? Não é preciso esperar até o fim dos estudos para procurar a primeira oportunidade. Existe uma série de opções, em todas as áreas do conhecimento, voltadas à prática dos conceitos aprendidos em sala de aula.

Neste post, separamos algumas possibilidades que poderão transformar a maneira como você enxerga a carreira que escolheu. Com certeza, independentemente de sua opção, a experiência será muito enriquecedora. Boa leitura!

Estágio

Os estágios representam a oportunidade perfeita para adquirir experiência profissional durante a faculdade. Pequenas, médias e grandes empresas contam com programas para receber estudantes em seu quadro de funcionários. Lá, eles desempenham as funções da profissão escolhida e aprendem, diariamente, como colocar em prática os conhecimentos vistos nas aulas.

Há vagas de curta, média e longa duração, sendo que algumas organizações efetivam o profissional após a graduação — o que é ótimo para iniciar a carreira. Além disso, a experiência deixa o currículo caprichado para outras possibilidades.

Cabe destacar que a bolsa-auxílio oferecida aos estagiários é uma ajuda e tanto na vida financeira do estudante.

Empresa Júnior

Participar do Movimento Empresa Júnior (MEJ) pode fazer toda a diferença em sua atuação futura. Nessas instituições, a gestão fica por conta do estudante, sendo ele o responsável por definir o planejamento estratégico e tomar as decisões que marcarão o futuro do negócio. Quer maneira mais bacana de começar a praticar a profissão dos seus sonhos?

O grupo presta consultoria para organizações de diversos portes e segmentos, possibilitando o contato com mercado de trabalho. Apesar de não possuir fins lucrativos, o capital acumulado com os projetos, geralmente, é convertido em melhorias para empresa e em benefícios para os membros. Algumas universidades, inclusive, oferecem descontos nas mensalidades para os alunos participantes, como forma a estimular as atividades extracurriculares.

Se você quer praticar liderança, atender clientes, lidar com desafios diários, tomar decisões importantes, ampliar a sua rede de contatos e receber capacitações sobre as novidades do mercado, corra para uma Empresa Júnior. Talvez, o empreendedor que existe dentro de você seja descoberto.

Incubadora de startup

As incubadoras de startup têm o objetivo de fortalecer e preparar pequenas empresas para que elas consigam se manter no mercado. Com o apoio de uma incubadora, as novas organizações contam com consultoria e um espaço planejado para o desenvolvimento de negócios.

A maioria dessas instituições está ligada às universidades. Não há fins lucrativos e o trabalho consiste em desenvolver negócios por meio do conhecimento dos estudantes, os quais encontram, no local, a chance de colocar em prática as ideias que, até então, só observaram na teoria.

Além do aprendizado prático dos graduandos, as incubadoras elevam o número de empregos e a qualidade do que é produzido no país.

Trabalho voluntário

Realizar um trabalho voluntário combina fazer o bem com a aplicação dos conhecimentos de sua área de formação. Portanto, apostar nessa iniciativa possibilitará tanto o desenvolvimento da carreira quanto o crescimento enquanto indivíduo.

Vale lembrar que não são somente as Organizações Não governamentais (ONGs) e as instituições filantrópicas que precisam de apoio. Olhe ao seu redor e identifique um problema social que precisa ser resolvido, como a preservação do meio ambiente. Em que você pode ajudar?

Muitas empresas ficam de olho nesse ponto na hora da contratação. Participar de um projeto voluntário fará a diferença em todos os aspectos de sua vida. Experimente!

Projetos relacionados ao corpo docente

Participar de grupos de pesquisa e de atividades de monitoria são grandes chances para melhorar o currículo e deixar a sua carreira acadêmica brilhante. Os professores lhe darão suporte fora do período de aulas para que você consiga aprimorar os conhecimentos nos temas estudados.

Com o tempo, caso deseje, você poderá produzir trabalhos científicos e dar suporte aos colegas em determinada disciplina. A oportunidade também é muito valiosa para aqueles que desejam seguir na área do ensino e da pesquisa.

Viu como existem muitas oportunidades para que você adquira experiência profissional durante a faculdade? Escolha aquela que mais combine com o seu perfil e aproveite!

Continue com a gente e leia o nosso texto sobre como organizar uma rotina de estudos eficiente!

 

You may also like
Parabéns aos Novos Formandos
8 características comuns dos dentistas de sucesso
De Estagiário a Funcionário em Menos de Seis Meses, Estagio em Engenharia de Produção Uma Ótima Forma de Aprender.

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site