Carreira

Saiba como usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular

Durante o ensino médio, os estudantes costumam ter duas grandes dúvidas: como se dar bem no Enem e o que fazer com a nota. Nesse último caso, é comum focar na ideia de usar a nota do Enem para entrar em uma faculdade pública. Mas, na verdade, o exame também pode ser utilizado para ingressar em faculdades privadas e ajudar a realizar o sonho de conquistar um diploma do ensino superior.

Isso mesmo! Existem diversas opções disponíveis para essa modalidade. Por exemplo, você pode usar a nota para ganhar uma bolsa parcial ou, até mesmo, integral paga pelo governo, por meio do ProUni. Ou ainda entrar direto na faculdade particular sem fazer vestibular.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e saiba como ingressar em uma faculdade particular, usando a nota do Enem. Confira!

Usar a nota do Enem para obter bolsa do ProUni

Essa é uma das opções mais vantajosas para usar a nota do Enem. O Programa Universidade para Todos, o ProUni, é uma iniciativa do governo federal que utiliza a nota do Enem como critério de seleção para oferecer bolsas de estudo em faculdades privadas. O ProUni oferece dois tipos de bolsas:

  • bolsa integral: cobre 100% da mensalidade e é destinada aos candidatos com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa;
  • bolsa parcial: cobre até 50% da mensalidade e vale para os candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Para participar, o candidato deve atender a alguns requisitos, como não poder ter diploma de nível superior, ou seja, ser formado em nenhum curso de graduação ou licenciatura. Além disso, o candidato deve cumprir requisitos de renda, demonstrando que não tem recursos suficientes para arcar com os custos de uma faculdade particular.

Outra exigência é que o candidato precisa ter participado do Enem do ano imediatamente anterior. Para concorrer às bolsas remanescentes, ele pode apresentar a nota de todas as provas que fez a partir do ano de 2010. Por fim, o candidato ao ProUni deve ter atingido um desempenho mínimo no exame de, pelo menos, 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação.

As notas para o ProUni variam de acordo com a faculdade, o curso, o turno e a modalidade de concorrência (cotas ou não). Dependendo da vaga, é possível entrar com pouco mais do que o desempenho mínimo. Os processos seletivos do ProUni ocorrem duas vezes ao ano. Fique atento!

Entrar na faculdade privada direto, sem vestibular

Caso os critérios do ProUni não se encaixem no seu perfil ou a concorrência for muito grande, você tem a oportunidade de usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular, sem precisar fazer o vestibular. Isso porque muitas instituições passaram a adotar o desempenho no Enem como uma das formas de ingresso.

Nesse tipo de situação, o candidato precisa apenas apresentar sua nota do Enem de qualquer edição a partir de 2010. E, caso consiga atingir o mínimo necessário, basta fazer a matrícula. Cada faculdade pode apresentar requisitos complementares à nota, por exemplo, atribuir pesos diferentes às áreas do conhecimento cobradas no exame. Existem instituições que pedem uma média de pontuação e outras que só exigem do candidato uma nota maior que zero na redação. Portanto, consulte o edital do processo seletivo ou fale diretamente com a secretaria da instituição.

Complementar a nota do vestibular

Algumas instituições, especialmente as particulares, aceitam a nota do Enem como parte da nota do vestibular tradicional. Para tanto, o candidato precisará fazer as duas provas: o Enem e o vestibular. A pontuação final será uma combinação entre as notas obtidas nos dois exames.

Você deve estar se perguntando como é feita essa soma entre as notas. Cada instituição de ensino é livre para fazer suas próprias regras de uso da nota do Enem como um complemento. Portanto, pesquise mais informações sobre as regras da universidade que você deseja escolher, no respectivo edital.

Embora as regras mudem de instituição para instituição, de modo geral, a ideia é usar a nota do Enem para melhorar a pontuação do aluno, sem prejudicá-lo, caso ele tenha obtido uma nota baixa no exame nacional.

Conseguir bolsas oferecidas pela própria faculdade

Outra maneira de usar a nota do Enem é participar de uma seleção interna de bolsas das faculdades particulares. Diversas instituições oferecem a chance de você estudar totalmente de graça ou com bons descontos apenas apresentando a nota do Enem. Isso porque elas entendem que a nota do exame serve de parâmetro para mostrar o desempenho do aluno e, por isso, avaliar se merece uma bolsa na instituição.

Ao contrário do ProUni, que passa pela chancela do governo, esse tipo de bolsa é organizado e concedido exclusivamente pela instituição de ensino. Quando for inscrever-se para uma faculdade, pergunte sobre essa possibilidade. As chances de conseguir são grandes!

Conhecer as faculdades particulares que aceitam a nota do Enem

A boa notícia é que existem muitas faculdades particulares que aceitam a nota do Enem – por exemplo, a UniFacig! O segredo está em escolher uma instituição que seja reconhecida pelo MEC, que tenha uma boa infraestrutura e professores qualificados.

Confira, a seguir, uma lista com apenas algumas das faculdades particulares mais famosas que aceitam a nota do Enem:

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA);
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL);
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA);
  • Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS);
  •  Centro Universitário do Distrito Federal (UDF);
  • Universidade do Paraná (UNOPAR);
  • Universidade Paulista (UNIP).

Saber as notas de corte para conseguir bolsa de estudos

Para conseguir as bolsas do ProUni, o candidato precisa atingir certa nota de corte, que varia a cada ano. No entanto, existe uma média que pode ser levada em consideração. Confira a seguir:

  • acima de 700 pontos: medicina, engenharias e direito;
  • de 600 a 700 pontos: jornalismo, arquitetura e urbanismo, psicologia, fisioterapia, odontologia, nutrição, farmácia, gastronomia;
  • de 450 a 600 prontos: administração, ciências contábeis, pedagogia, educação física, desenho industrial, terapia ocupacional, gestão financeira, entre outros.

Vimos algumas maneiras de como ingressar em uma faculdade particular usando a nota do Enem. Nesse processo, é importante sempre saber avaliar o curso antes de entrar na faculdade. Analise as notas obtidas pelo curso e procure informações sobre o corpo docente. Assim, você vai ter uma excelente formação em uma instituição de ensino.

Gostou das nossas dicas? Quer saber mais sobre vestibulares e a vida universitária? Então, siga a UniFacig nas redes sociais e não perca nenhuma das nossas postagens! Nós estamos presentes no Twitter, Facebook e Instagram.

You may also like
Saiba mais sobre o curso de Ciências Contábeis!
Plano de carreira: saiba como elaborá-lo em 6 passos
Entrega dos Certificados do Curso de Extensão de Scratch

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This