Semana Nacional de Combate à Leishmaniose

2 minutos para ler

Na Semana Nacional de Combate à Leishmaniose, o CFMV @cfmvoficial lembra aos profissionais, gestores da área da saúde e população que ações educativas e preventivas ainda são o melhor caminho contra a doença.
A principal conexão da Leishmaniose humana é o cão. O Médico Veterinário tem um papel primordial. Além de várias outras questões, ele quem coordena as campanhas e decide sobre questões relacionadas à vida do animal.

Agosto é o mês de falarmos da prevenção contra a Leishmaniose Visceral. Este foi o mês escolhido pelo Ministério da Saúde e da Agricultura para reforçarmos as medidas de controle e prevenção. Por isto criou-se o AGOSTO VERDE .

Em consonância com o CFMV, a Clínica Veterinária Municipal @clinicavetmunicipalsus e o Centro Universitário UNIFACIG @unifacig iniciaram no dia 12 de agosto incursões as regiões rurais do município, afim de mapear e identificar casos positivos de Leishmaniose canina. A partir deste diagnóstico a Secretaria Municipal de Saúde adotará medidas para mitigar os efeitos da doença nos seres humanos e animais.


Vale ressaltar que todos os Agentes de Saúde do município foram capacitados pelo Médico Veterinário Dr. Rafael Rolim @rafaelrolimvet para que os mesmos possam identificar os animais que apresentem os sintomas compatíveis com a doença. E desta forma o setor de Vigilância em Saúde é acionado e a equipe coordenada pelo Prof. Marcos @mvscardoso realiza a triagem dos animais.


O Prof. Marcos e os alunos do UNIFACIG realizam atendimento na Clínica Veterinária Municipal de segunda a sexta-feira das 13h00 às 17h00.

Posts relacionados

Deixe um comentário