Carreira

Startups e inovação: conheça 5 curiosidades sobre esse mercado

Quando se trata de planejar a carreira, muitas pessoas falam de startups e inovação como o melhor caminho para o sucesso atualmente. Mas, afinal de contas, o que é uma startup? É o mesmo que abrir um negócio?

A startup é uma empresa que atende as necessidades específicas do seu público-alvo, em um modelo de negócios repetível e escalável. Isso quer dizer que, para que o seu produto seja repetido e aplicado várias vezes, ele não pode “acabar”. Quer um exemplo? Diferentemente de trabalhar com um carrinho de cachorro-quente gourmet, o software Slack pode ser obtido por quantas empresas quiserem, sem que o produto nunca se esgote, entendeu? 

Em meio aos altos e baixos do mundo de startups e inovação, que tal descobrir 5 curiosidades sobre esse mercado para investir nele? Confira!

1. Startups e inovação têm muito a ver com tecnologia

É obrigatório que startups e inovação tenham a ver com tecnologia? Não! Porém, é bastante comum que a tecnologia faça parte das soluções de negócios da era digital. Já que é para facilitar a vida do público-alvo, a tecnologia já pode ser integrada com o dia a dia do consumidor. 

2. A maioria dos Millennials sonha em ter seu próprio negócio

De acordo com um artigo da Factinate, 67% dos Millennials (a geração nascida por volta de 1980 a 2000) afirmam que o seu objetivo de carreira está em abrir seu próprio negócio. Isso demonstra a insatisfação da geração com o modelo tradicional de negócios vigente. Mas se você nasceu antes, não se preocupe! A idade média dos fundadores de startups é de 40 anos.

3. O Brasil é um dos países com mais startups do mundo 

De acordo com dados de 2016, o Brasil estava entre os cinco países com maior número de startups do mundo, com 584.000! Essa é uma informação importante, se você levar em conta que o empreendedor no nosso país enfrenta muitos obstáculos, como impostos e burocracia. No entanto, aqui existem muitas oportunidades de mercado para inovar. 

4. É importante ter noção de gestão de negócios

Em meio aos sonhos de startups e inovação, alguns empreendedores ficam perdidos na hora de colocar suas ideias em ação. Isso porque, entender sobre recursos e gestão de negócios é uma habilidade fundamental para obter um bom controle financeiro da sua empresa e saber projetá-la para o futuro. Com isso, um curso de Administração, Contabilidade ou uma pós-graduação na área são bastante úteis para tirar os sonhos do papel.

5. Os empreendedores começam a se planejar enquanto trabalham em outra empresa

Acha que é preciso se demitir do emprego para pensar em ideias para o seu negócio? Além de não ser uma possibilidade financeiramente viável para muitas pessoas, é possível se planejar enquanto trabalha para outra pessoa. De acordo com a Harvard Business Review, 70% dos empreendedores começam a ter suas grandes ideias enquanto trabalham em um emprego tradicional. 

Pensar e se planejar são apenas o começo da jornada de um empreendedor! Com a vontade de fugir do modelo tradicional de negócios e proporcionar uma mudança positiva para o seu público-alvo, investir em startups é uma tendência indiscutível dos tempos atuais. É por isso que as incubadoras surgiram para ajudar novos empreendedores a tocarem seus projetos, como o Coffee Valley, da FACIG.

Agora, que tal compartilhar as curiosidades sobre startups e inovação nas suas redes sociais, para inspirar os seus amigos que querem investir nessa área?

You may also like
Como ser trainee? Conheça 4 dicas para se preparar
Saiba como ser um profissional de destaque no mercado
Membros do CEP do UNIFACIG Participam de Treinamento em Salvador

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site