Unifacig

Tecnologia em Minas Gerais: conheça esse mercado e as oportunidades!

O mercado de tecnologia em Minas Gerais está bem aquecido e tem gerado oportunidades para profissionais da área, inclusive para quem deseja empreender. Você sabia que o estado é o segundo maior do Brasil em números de startups? Ele concentra 12% desse modelo de negócio segundo a Associação Brasileira de Startups — Abstartups.

Trata-se de empresas focadas em inovação e dispostas de alto potencial de crescimento. Além disso, Minas Gerais fez investimentos de US$1,3 bilhão em softwares e serviços de tecnologia da informação — tornando-se o quinto estado com maior participação no setor.

A inovação tecnológica proporciona benefícios para as mais diversas áreas e contribui para a economia local. Na indústria, promove automação nos processos e aumento da produção; no setor agrícola, há mais rentabilidade; e com os computadores, a comunicação ultrapassa barreira.

Por isso, é fundamental estar em constante contato com as novidades e enxergar possibilidades de desenvolvimento para sua carreira. A seguir, mostramos algumas dicas para conseguir esse objetivo. Acompanhe!

Fazer cursos relacionados à tecnologia

O setor de TI corresponde a 2% do PIB de Minas Gerais. Isso tem gerado novos empregos e estima-se que o número de novas ocupações na área chegue a 72 mil. Por isso, para suprir essa demanda e gerar bons resultados para as empresas, é necessário ter uma formação superior de graduação ou especialização relacionada à tecnologia. Um exemplo bem prático é o curso de Sistema da Informação.

Frequentar os inúmeros eventos que acontecem na região

Uma forma de se manter atualizado sobre as tendências tecnológicas, adquirir novos conhecimentos, conhecer profissionais da área e ampliar seu networking é por meio da participação nos eventos realizados no estado. Um exemplo é o Campus Party Minas Gerais, que acontece na FINIT Festival. Outros eventos tradicionais são o INFORUSO e o CITIES.

Se envolver com o ecossistema de startups do estado

A região mineira virou referência em inovação e tecnologia por meio de um ecossistema de startups. Nos anos anteriores, em meio à crise, empreendedores utilizaram as oportunidades que encontravam para criar soluções com baixo custo e alto poder de elevação.

Além disso, o apoio do Estado tem fornecido iniciativas e investimento para o setor, como o SEED — Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development. Esse é um programa de aceleração que investe nesses novos modelos de negócio, de modo a desenvolver o empreendedorismo e diminuir as barreiras burocráticas.

Buscar oportunidades de empreender no futuro

Como pudemos perceber, o setor de tecnologia e inovação é propício para quem deseja empreender no futuro. No entanto, para que isso aconteça, é fundamental investir em aprendizado constante e ser criativo para traçar novas soluções, além de entender sobre recursos e gestão de negócios.

Para se destacar no mercado de tecnologia em Minas Gerais, você precisa ter curiosidade e adquirir todo o aprendizado e as competências primordiais para trabalhar na área. Lembrando de que, ao escolher um curso de graduação, pratique o autoconhecimento e considere a sua vocação profissional.

Caso a decisão já esteja formada na área de tecnologia, aproveite e veja como ser um analista de sistemas e se destacar no mercado de trabalho.

You may also like
Não sabe como ser efetivado no estágio? Veja 5 dicas incríveis!
PROFESSOR DO UNIFACIG É APROVADO EM SELEÇÃO DE DOUTORADO NA UFOP
Projeto “Aulas que Inspiram”

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This