Conheça os principais temas de redação no Enem!

3 minutos para ler

Fazer uma boa redação no Enem é um dos principais desafios de muitos estudantes. E não é para menos, já que esse caderno compõe 1/5 da nota e é extremamente valioso.

A redação do Enem é cheia de detalhes e muitas regras, tendo a sua nota dividida em 5 competências, cada uma com o valor de 200 pontos. Ao final, o estudante pode alcançar a pontuação máxima — 1000 pontos — ou zerar o texto, caso fuja do tema.

É sobre isso que vamos falar nos próximos minutos! Continue a leitura e confira alguns possíveis temas de redação no Enem para o futuro. Assim, você pode treinar em casa e chegar bem preparado para o dia da prova. Vamos lá?

Como funciona a redação do Enem?

A redação do Enem é uma produção textual argumentativa-dissertativa, que deve contar com, no mínimo, 7 e, no máximo, 30 linhas. 

A sua avaliação é feita a partir de competências. Elas vão desde a análise de uma boa conclusão até a necessidade de uma gramática correta e da coesão entre as partes do texto. 

Os temas, aqui, são voltados às problemáticas enfrentadas pela população, sendo solicitado que o estudante apresente uma proposta para solucionar essa questão. 

Quais são os principais temas de redação no Enem?

Agora, confira alguns temas que podem estar presentes nas provas dos próximos anos!

Pandemia e educação

Com a pandemia de Covid-19, ficou claro que a educação brasileira tem vários problemas relacionados à desigualdade social. Estudantes em situação de vulnerabilidade social apresentaram dificuldades para manter os estudos em dia durante o isolamento social, o que pode ser um bom tema de redação.

Evasão escolar

A evasão escolar — termo que representa a taxa de estudantes que abandonam os estudos — também está diretamente relacionada com a questão social. Pessoas com menos oportunidades precisam trabalhar e, consequentemente, não conseguem dedicar-se à escola.

Cancelamento nas redes sociais

Nos últimos anos, surgiu uma verdadeira onda de cancelamento, perseguição e até mesmo bullying nas redes sociais, legitimada por uma cultura de “justiça digital”. Dissertar sobre esse assunto também pode ser algo cobrado no Enem.

Estrutura familiar 

Afinal, o que é família? A determinação da estrutura familiar depende muito de acordo com a percepção individual de nós. Esse tema também pode ser cobrado em uma redação, abordando os desafios e preconceitos envolvidos nesse contexto.

Inclusão social 

Outro tema muito interessante é o de inclusão social. Ela depende de uma série de fatores, que nos permitem exercitar a cidadania de forma plena, a partir dos direitos assegurados pela Constituição. As contradições, na prática, podem ser abordadas na prova, exigindo uma análise crítica por parte dos candidatos.

Gostou de saber esses possíveis temas de redação no Enem? Não deixe de fazer textos com essas temáticas em sua casa, para que você possa treinar e ir para a prova com mais segurança. 

Aproveite e compartilhe este conteúdo nas redes sociais! Assim, seus colegas também vão poder ficar por dentro das nossas apostas e treinar para um dos momentos mais importantes das suas vidas. 

Posts relacionados

Deixe um comentário