Carreira

Confira aqui quais são os 4 diferentes tipos de engenharia no Brasil

Não é à toa que a maioria das pessoas que gostam da área de exatas pensam em cursar engenharia, afinal, essa é uma das profissões mais bem-remuneradas do país.

Além de ser uma área muito promissora, a engenharia também é uma profissão cheia de possibilidades. Atualmente, existem mais de 39 tipos de engenharia e, conforme o tempo passa e o mudo se transforma, esse número pode aumentar. Isso significa que existem cursos para todos os gostos e aspirações!

Você deseja ser um engenheiro mas não sabe qual curso escolher? Então continue com a leitura e conheça mais sobre os principais tipos de engenharia.

1. Engenharia aeronáutica

Algumas das funções do engenheiro aeronáutico são projetar, construir e fazer a manutenção de aeronaves (como avião, helicóptero, foguete e satélite), além de gerenciar as atividades aeroespaciais.

O curso tem duração de cinco anos. O aluno que pretende estudar esse tipo de engenharia precisará passar pelo ciclo básico das matérias exatas, como cálculo, física, química e estatísticas. No entanto, com o passar dos sementes, matérias mais técnicas e específicas começarão a fazer parte da grade.

O mercado de trabalho para quem pretende atuar nessa área é bastante favorável, tendo em vista que o Brasil é visto como um bom produtor de aeronaves.

2. Engenharia ambiental

O objetivo desse curso é formar profissionais capazes de manter o desenvolvimento econômico do país sem prejudicar o meio ambiente e a saúde humana. Portanto, é correto dizer que a engenharia ambiental está totalmente ligada à sustentabilidade.

Durante o curso, o estudante encontrará matérias específicas que envolvem diferentes eixos, como hidráulica, manejo dos solos, cartografia, segurança do trabalho, ecologia, gestão de resíduos sólidos, entre outras.

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com as questões ambientais, por isso, o mercado de trabalho está crescendo bastante para o engenheiro ambiental. O profissional que pretende se destacar nessa área precisa saber, pelo menos, o inglês. Então, se você pretende cursar essa engenharia, comece a praticar!

3. Engenharia da computação

A engenharia da computação, por sua vez, é voltada tanto para o desenvolvimento de computadores e acessórios periféricos, quanto para os sistemas de processamento computacional (hardware e software).

Além do ciclo de ciências exatas, o aluno também terá aulas de: linguagens de programação, arquiteturas computacionais, robótica, protocolos de rede, elétrica e muito mais.

O engenheiro da computação está vivendo seus anos de ouro, visto que o mundo está se modernizando cada vez mais e as novidades computacionais surgem a todo momento.

4. Engenharia de petróleo e gás

O curso está relacionado à produção, distribuição e gerenciamento da comercialização de petróleo, ou seja, esse engenheiro é responsável por toda a cadeia produtiva tanto do gás natural quanto do biocombustível.

As áreas de atuação para esse profissional são basicamente em alto-mar, em navios petroleiros e plataformas marítimas. O Brasil ainda é carente de profissionais capacitados, o que significa que há muitas oportunidades de emprego. O estudante praticamente já sai da faculdade empregado.

Embora sejam diferentes, existe uma ligação entre todos os tipos de engenharia, que é o cuidado com a produção de uma determinada área. Você pretende cursar engenharia? Então conheça mais sobre os cursos disponíveis na UniFacig!

Gostou deste texto? Achou o assunto interessante? Então você também vai gostar deste outro post onde nós falamos sobre a visita dos alunos de engenharia da UniFacig à fábrica da ArcelorMittal!

You may also like
Psicologia, pedagogia e psicopedagogia: entenda suas diferenças
Professores UNIFACIG Apresentam Trabalhos no V Fórum STHEM Brasil
Primeira Aula de Parasitologia

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This