#EuSouUniFacig Coffee Valley Vida de Estudante

UNIFACIG Inaugura Disciplina de Empreendedorismo em Formato Inovador

Pioneiro em metodologias ativas de ensino, o Centro Universitário UNIFACIG inova mais uma vez em seus processos de aprendizagem. Neste semestre, a disciplina de Empreendedorismo está sendo ministrada com base no modelo Finlandês de ensino, para os cursos de Marketing, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Análise & Desenvolvimento de Sistemas.

Tendo como objetivo aproximar os alunos da realidade do mercado, a disciplina foi projetada pelos professores Jonas Lupus e Natália Tomich, que se inspiraram nas metodologias que ambos os docentes puderam vivenciar em suas experiências educacionais na Finlândia.

As turmas são interdisciplinares e as aulas acontecem na Coffee Valley, a Incubadora de Startups do UNIFACIG, proporcionando assim uma imersão completa no universo do empreendedorismo.

Através da metodologia do design thinking, dos estudos de casos, de treinamentos e de workshops, os alunos estão desenvolvendo produtos e serviços para segmentos de mercado deficientes em Manhuaçu.

Durante a primeira etapa, foram convidadas pessoas que atuam nesses segmentos para um café, no qual eles puderam dialogar com os alunos, explicando a realidade que vivenciam, abordando os desafios enfrentados no dia-a-dia e ainda sugerindo melhorias para as soluções já existentes.

A partir desse evento, os estudantes iniciaram o processo de desenvolvimento das ideias, que serão posteriormente prototipadas e então avaliados pelos usuários de seus respectivos projetos.

Os alunos ainda podem, ao final do semestre, inscrever suas equipes para serem incubados na Coffee Valley, formalizando a abertura de suas empresas, produzindo e distribuindo seus produtos e serviços, contando com o apoio da instituição para fazer contato com investidores.

Texto: Jonas L. Guerra

Anais do IV Seminário Científico da FACIG é Publicado.
Alunos e Professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFACIG Fazem mais uma Visita Técnica
Alunos do Sexto Período de Ciências Contábeis da FACIG Apresentam Projeto de Análise dos Orçamentos Públicos das prefeituras da Região