UNIFACIG participa de Formação em Educação STEM promovida pela PADF, Boeing e STHEM-Brasil

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Nos dias 24, 25 e 26 de abril de 2023, o consórcio STHEM-Brasil em parceria com a Pan American Development Foundation (PADF) e com apoio da Boeing, promoveu a Formação Presencial do Projeto de Formação De Professores do Ensino Superior em Metodologias STEM. Na oportunidade, participaram professores de todo o Brasil. Representando o UNIFACIG, participaram: a Pró-Reitora de Ensino e Aprendizagem, Prof.ª Natália Tomich; o Analista Educacional do TEIA: Espaço de Inovação, Prof. Humberto Vinício e o Coordenador de Pesquisa e Extensão, Prof. Arthur Zanuti.

Esse projeto tem como objetivos auxiliar os docentes, do ensino superior das IES consorciadas, em relação à aplicação das metodologias do STEM em sala de aula e aumentar o número de atividades em que sejam utilizadas metodologias inovadoras, voltadas ao ensino e à pesquisa científica;       oportunizar a Instituições de Ensino Superior o cumprimento do seu papel social, através de atividades de extensão, por meio da participação em projeto que colabora com a formação de professores dos anos básicos em temáticas ligadas à educação STEM e ao ensino ativo, contribuindo, consequentemente, com o desenvolvimento e domínio de competências pelos alunos, atendendo áreas que apresentem vulnerabilidade social e disseminar a educação STEM entre professores dos anos básicos de escolas públicas, incentivando-os a repensarem seus planos de aula e compartilharem boas práticas de um ensino inovador entre os demais professores da sua instituição.

Durante o encontro, os professores tiveram contato com diversas estratégias de aprendizagem baseadas na educação STEM como forma de promover a discussão e trazer inspirações para os projetos que serão propostos e realizados nas escolas públicas de Ensino Básico em todas as regiões do Brasil. As atividades englobaram as unidades temáticas da área de Ciências Naturais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Terra e Universo, Matéria e Energia, Vida e Evolução. 

Em cada prática, eram propostos desafios, jogos, dinâmicas que se baseavam nos princípios da aprendizagem ativa. E os professores, por meio da vivência de processos homólogos, puderam participar como alunos de cada uma das experiências de aprendizagem.

O projeto, em questão, ainda contará com mais etapas, desde a elaboração até a implementação dos projetos de extensão nas escolas do Ensino Básico. O grande objetivo é transformar a educação e trazer novos ares aos processos de ensino e aprendizagem.

Por meio da participação nessa estratégia, o Centro Universitário reafirma seu compromisso com a educação inovadora e vislumbra mais um espaço de interação entre universidade e comunidade.

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