Sem categoria

V Seminário Científico do UNIFACIG consolida UNIFACIG como referência no cenário científico na região

Nos dias 07 e 08 de novembro, nossa instituição foi palco, mais uma vez, do “Seminário Científico do UNIFACIG: Sociedade, Ciência e Tecnologia”; em sua quinta edição, o evento procurou integrar não só os professores e os graduandos da instituição como também o público externo, em especial aqueles que se dedicam à pesquisa ou se interessam. Este evento contou com a participação de pesquisadores da instituição, bem como de outras instituições de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, a saber: UFMG, UFOP, UEMG, UENF, UFES, UFF, UNIFAL, FACCACI, FAVENI, FAFITA, FDCI, DOCTUM, UNIVERTIX, UNIG, entre outros.

            Os objetivos do evento são: propagar ideias e questionamentos nas mais diversas áreas do conhecimento, divulgar e ampliar pesquisas institucionais, promover o intercâmbio entre instituições de ensino, demonstrar a utilidade da pesquisa para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia em geral e integrar-se à sociedade.

            No primeiro dia, à noite, ocorreu a Palestra Magna, no Teatro João Bracks, proferida por Ana Carolina Cabral de Melo Netto, sob o tema “Diálogo entre ciência e prática: o Design Thinking como ferramenta para pensar futuros possíveis”; além de trabalhar no desenvolvimento de projetos educacionais no Instituto Ayrton Senna, a palestrante é Mestre em Estudos do Desenvolvimento pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais e de Desenvolvimento, de Genebra, e formada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Após a palestra, o evento foi abrilhantado pela presença da peça teatral “Todo homem é igual, não vale um real”, dirigida por Eric Jhonson, foi um momento de muita descontração e alegria.

            No dia 08, a tarde, ocorreram as oficinas, novidade desta edição do evento; por meio delas, foram discutidas as seguintes temáticas: Telemedicina e Medicina Robótica, Marketing Digital, Produção de Textos Científicos, Starte: como começar a empreender, S4A – Scratch for Arduino e APPInventor e Oratória e Habilidades Comunicativas.

            Na noite do dia 08, ocorreram as sessões de pôster e as comunicações orais; ao todo, foram apresentados mais de 230 trabalhos científicos. O evento prestigiou as seguintes áreas: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes. Criou-se um espaço em que professores, pesquisadores, alunos, coordenadores de curso, diretores, mantenedores e sociedade tiveram a oportunidade de debater democraticamente, trocar experiências e discutir sobre a produção e divulgação do conhecimento científico. Todos os trabalhos apresentados e que cumprirem os pré-requisitos exigidos no template, conforme orientação das correções dos avaliadores e dos editores, serão publicados nos Anais do V Seminário Científico.

Como nas edições anteriores, este evento veio consolidar ainda mais a instituição como referência em nossa região por desenvolver não só ensino, mas também pesquisa e extensão; além disso, foi uma grande oportunidade, para todos os participantes, de reflexão e de troca de experiências com pesquisadores de outras instituições.

You may also like
Trabalho em equipe multiprofissional começa na graduação!
Eventos do Sírio-Libanês apoiados pela FACIG
Saiba mais sobre a graduação tecnológica em gestão ambiental

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This