Sem categoria

Vale a pena fazer um teste vocacional on-line? Descubra!

teste vocacional é uma forma de avaliação das competências, aptidões e preferências que cada um tem para atuar no campo profissional. Esse exame pode ser feito presencialmente, com a ajuda de um especialista, ou via internet (como um teste vocacional online). 

Com ele, é viável identificar e analisar condições que ajudem na construção de um perfil pessoal para carreiras com as quais exista compatibilidade. Dessa forma, o teste vocacional pode auxiliar o estudante durante o processo de escolha da profissão. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo nosso conteúdo para conhecer algumas das vantagens de fazer um teste vocacional online. Confira!

Praticidade na realização

Geralmente, os testes vocacionais presenciais dependem da disponibilidade do orientador profissional para que sejam realizados. É preciso ter compatibilidade na agenda e se deslocar até o local do exame, o que consome tempo e dinheiro. 

Já o teste vocacional online é muito mais prático: tendo acesso ao link disponibilizado na internet, você pode preencher o questionário em qualquer lugar com acesso à web. Assim, é possível fazê-lo no dia e horário da semana de sua preferência, utilizando um tablet ou smartphone. Muito prático, não acha?

Possibilidade de encontrar aplicativos de empresas que entendem sobre o assunto

Engana-se quem pensa que todos os testes vocacionais online são iguais. Na verdade, há empresas especializadas no assunto que desenvolvem metodologias próprias. 

Existem testes que apresentam apenas de duas a três profissões mais compatíveis com suas habilidades, por exemplo. Já outros mostram uma lista daquelas que têm mais a ver com os traços de sua personalidade.

Há ainda os que delimitam apenas as áreas em que você provavelmente vai se encaixar, como empreendedorismo, ciências sociais ou carreira artística. Por isso, o teste vocacional online tem um maior leque de opções para sua avaliação.

Chance de fazer o teste quando estiver tranquilo e em um local calmo

Qualquer teste vocacional exige concentração, pois se trata do momento em que você precisa refletir e considerar seu autoconhecimento. Logo, não dá para fazer isso em um ambiente barulhento ou desconfortável.

Com o teste vocacional online, a pessoa tem a possibilidade de realizar o exame em um momento no qual está tranquila e em um lugar calmo. Assim, ela terá mais condições de responder ao questionário de forma eficiente.  

Boa experiência prévia para quem pretende fazer uma orientação presencial

Durante a orientação profissional, alguém capacitado (geralmente um psicólogo) submete um indivíduo a uma análise detalhada sobre sua personalidade. O teste vocacional é apenas uma das ferramentas usadas nesse processo.

Pessoas que não conseguem decidir qual área seguir ou estão insatisfeitas com seus empregos atuais costumam recorrer à orientação profissional. A questão é que muitas delas ainda não acreditam que o procedimento seja realmente eficaz.

Você ainda desdenha dos resultados que uma orientação profissional pode oferecer? Então, que tal fazer um teste vocacional online antes de pagar por um procedimento no qual não confia? 

Se você achar que o resultado foi esclarecedor, talvez seja interessante investir em um acompanhamento mais aprofundado com um psicólogo. Além disso, ao fazer o teste vocacional online, é possível ter uma ideia do que será tratado em uma orientação vocacional.

Possibilidade de comparar os resultados de sites diferentes

Se as pessoas mal têm tempo e dinheiro para um teste vocacional presencial, imagine só para fazer vários testes em locais diferentes e comparar os resultados.

A maioria dos testes vocacionais online é gratuita (ou tem preços bem reduzidos) e costuma ser mais rápida do que os presenciais. Isso significa que você pode fazer o procedimento vários vezes em sites diferentes. Se os exames mostrarem resultados iguais ou similares, as chances de você realmente ter aptidão para a carreira ou área indicada são grandes.

Em caso de resultados totalmente divergentes, é indicado fazer um acompanhamento de orientação profissional com um psicólogo para descobrir qual é sua real vocação e por que os testes vocacionais apresentaram conclusões tão opostas.

Precisão nos resultados

Ao contrário do que muitos acreditam, os resultados de um teste vocacional online são tão precisos e confiáveis quanto os de um presencial. No entanto, vale lembrar que nenhum tipo de teste vocacional (seja ele presencial ou online) é 100% eficaz.

Os testes podem não acertar em cheio a profissão ideal para você, mas ao menos conseguem identificar qual área (humanas, exatas ou biológicas) é a mais recomendada para o seu perfil. Apesar da margem de erro, esse tipo de exame é uma excelente ferramenta que, ao menos, direciona o indivíduo ao caminho certo.

Não é uma simples avaliação que vai conseguir decifrar com precisão a carreira dos seus sonhos. Sendo assim, o teste vocacional serve parar dar um empurrãozinho nas pessoas que estão totalmente confusas e indecisas.

Maior disponibilidade dos aplicadores

Os sites que oferecem o teste vocacional online também costumam disponibilizar profissionais da psicologia ou especialistas de orientação profissional em horários alternativos para tirar as dúvidas das pessoas que fizeram o exame.

Você acha que o resultado não foi satisfatório? O teste resultou em uma profissão que não conhece? É possível tirar essas e mais quantas dúvidas a pessoa quiser com os consultores do site de várias maneiras, por e-mail, telefone, chat ou ao vivo (pela webcam).

Gratuidade ou valor acessível

Como já foi visto em nosso conteúdo, um teste vocacional online pode ser disponibilizado gratuitamente ou, pelo menos, por um valor mais barato do que se você tivesse de contratar um especialista em orientação presencial. Dessa forma, caso o seu bolso não esteja tão cheio, saiba que é sempre possível encontrar o melhor caminho profissional por meio dos serviços online. 

Essas foram algumas informações sobre o teste vocacional online. É importante destacar que tal procedimento pode contribuir definitivamente para uma escolha eficaz do ramo que a pessoa deseja seguir. A partir do resultado que você obtiver, já é possível eliminar profissões que não tenham a ver com o seu perfil.

Você já realizou algum teste vocacional online? Caso não tenha feito, ainda resta alguma dúvida sobre a eficiência dos exames via web? Deixe todas as suas perguntas nos comentários abaixo e, é claro, compartilhe conosco a sua experiência com o assunto!

You may also like
Marketing e setembro amarelo – mobilização em favor da vida
Curso de Gestão Ambiental da FACIG é nota máxima no MEC!
Saiba mais sobre o curso de Administração!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This