Veja agora como é calculada a nota da redação do Enem

4 minutos para ler

Entender como funciona a nota da redação do Enem é importante para você se preparar de forma assertiva para a prova. Essa etapa tem grande peso sobre a nota final do exame (20% do total!) e pode ser crucial na sua aprovação.

Então, imagine que você é um guerreiro diante de uma batalha decisiva: a prova de redação do Enem. Para vencer, você precisa estar munido das armas certas. Mas quais seriam essas armas? É isso que você vai descobrir agora neste artigo. Continue a leitura!

Quantos professores dão nota à redação do Enem?

A nota da redação do Enem é uma média aritmética das notas atribuídas por dois professores. Esses professores não têm contato entre si durante a avaliação, e cada decisão é individual, sem que um saiba da nota do outro. Caso haja uma diferença grande entre as notas atribuídas, um terceiro professor entra em cena.

Quais são as competências analisadas?

A prova de redação tem como base cinco competências. Em outras palavras: se você seguir esses cinco critérios, você garantirá uma boa nota da redação do Enem mesmo achando que não escreve tão bem. Essas são suas armas. Vamos ver quais são?

1. Domínio da norma culta

A primeira coisa que os avaliadores vão observar é a sua gramática. Cuide para grafar corretamente as palavras e fazendo a concordância de tempos verbais sem deslizes. Dica: utilize o repertório de palavras com que você está acostumado e certifique-se de estarem corretas, que aí não tem erro.

2. Adequação ao tema proposto

Depois de analisar se você tem fluência na língua portuguesa, os professores vão observar se você não fugiu do tema proposto. Quer um exemplo?

Se o tema for sobre obesidade no Brasil, não se perca divagando sobre o número crescente de adeptos do vegetarianismo (você até pode falar sobre isso, só não pode esquecer que o foco é obesidade). Mantenha em mente as palavras-chave do enunciado ao desenvolver seu texto.

3. Organização de ideias

Quanto mais fluido for seu texto, melhor. Para isso, organize suas ideias com frases curtas e em parágrafos distintos. Isso também será levado em conta pelos avaliadores.

4. Adequação ao formato de texto

Só de obedecer ao formato dissertativo-argumentativo de texto você já pode garantir a nota máxima dessa competência. Isso significa expor sua opinião com bons argumentos. Faça uso de dados e informações que você lê em jornais para tornar suas ideias mais consistentes.

5. Apresentação de solução viável

O enunciado expôs um problema, você escreveu o que pensava e agora os avaliadores querem saber sua solução para as questões levantadas no decorrer do texto. Aqui, a dica é: não expresse nada que possa ferir os direitos humanos. Isso pode zerar sua redação, portanto, passe longe disso, ok?

Quais são as pontuações possíveis?

A nota máxima que você pode tirar na prova de redação do Enem são 1.000 pontos. Assim, cada uma das competências mencionadas vale até 200 pontos.

Se não alcançar esses 200 pontos, você poderá fazer ou 160, 120, 80, 40 ou 0 pontos. Essas pontuações são predefinidas, para que a avaliação seja imparcial.

É preciso uma redação impecável para entrar para uma faculdade?

Você não precisa escrever incrivelmente bem para garantir uma boa nota na redação do Enem. O seu texto só precisa estar de acordo com os critérios da prova.

Lembra o que falamos no início do artigo? Pense como um guerreiro. Agora que você já conhece seu adversário (a nota da redação do Enem) e sabe as armas que deve usar (as cinco competências), concentre-se nisso e vá em busca do sonho de entrar em uma faculdade.

Tudo na vida é questão de prática. Seja incansável exercitando as competências, lendo e escrevendo bastante, sempre com regularidade. Tire uma hora por dia para praticar a redação como se fosse no dia da prova.

Mesmo com dificuldades ou até mesmo sem o incentivo necessário da família, não desista e continue acreditando em si mesmo. Faça o seu melhor e não se preocupe, combinado?

E então, o que achou desse post? Compartilhe com seus amigos para que eles também saibam como é calculada a nota da redação do Enem e, assim, possam ir à luta como você e mais preparados!

Posts relacionados

Deixe um comentário