#EuSouFacig #EuSouUniFacig Carreira Vida de Estudante

Alunos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil do UNIFACIG visitaram a fábrica da ArcelorMittal em João Monlevade – MG

No dia 09 de novembro os Coordenadores de Curso, Glaucio Araujo (Engenharia de Produção) e Kastelli Sperandio (Engenharia Civil), juntamente com seus alunos participaram a de uma visita técnica às instalações da siderúrgica ArcelorMittal no município de João Monlevade – MG.

Na sede da empresa os alunos e professores foram muito bem recebidos pelo Gerente Técnico da Planta de Produção de João Monlevade o Engenheiro Metalúrgico Dr. Joaquim Gonçalves Costa Neto, que também foi o guia de toda a visita técnica.

A visita teve inicio com uma breve apresentação em vídeo da empresa e uma pequena seção de perguntas e respostas, posteriormente foi iniciada a caminhada pelas instalações metalúrgicas da empresa.  O primeiro ponto visitado foi o alto-forno, no local os alunos tiveram a oportunidade de ver o alto-forno em pleno funcionamento, onde o minério de ferro é reduzido e transformado em ferro-gusa. Depois os alunos foram direcionados para o setor de aciaria, onde o ferro-gusa é convertido em aço, no local os alunos tiveram uma verdadeira aula de siderurgia, entendendo todo o funcionamento do convertedor (forno panela), o próximo setor visitado foi o de lingotamento continuo, onde o aço ainda liquido é moldado em tarugos (barras de aço), posteriormente o setor visitado foi o de laminação a quente, onde os tarugos são aquecidos e transformados pelo processo de laminação em fio-maquina, os tarugos de 12 metros de comprimento são transformados em fios de até 11 km de extensão. A visita terminou no laboratório de desenvolvimento de novos produtos da ArcelorMittal, onde os alunos prenderam sobre a estrutura interna do aço.

Durante toda a visita os alunos tiveram contato real com o processo produtivo da empresa, podendo identificar princípios estudados em sala de aula, como o sistema de produção propriamente dito e todo o ciclo PDCA da empresa, sem dúvida foi uma grande oportunidade de aprendizado, como podemos notar pelos depoimentos dos alunos.

A aluna Nandeyara Oliveira do 10° período do curso de Engenharia de Produção disse: “A visita na ArcelorMittal foi de grande importância para nosso aprendizado, durante a visitação na usina foi possível visualizar conceitos que aprendemos nas salas de aula acontecendo na prática. A receptividade dos funcionários da empresa nos proporcionou uma experiência inigualável. Durante a visita não mediram esforços para apresentar toda a história da empresa, a planta da usina e os processos da produção. Outro fator que chamou atenção foi a preocupação com a sustentabilidade, a Arcelor se preocupa em agregar valor para a sociedade, através da geração de empregos, o cuidado com o meio ambiente e os projetos sociais para melhorar o desenvolvimento local.”

O aluno Samuel Junior do 6° período de Engenharia Civil disse: “A visita à ArcelorMittal foi de longe a melhor visita técnica que já fiz até o dia de hoje. A possibilidade de ver in loco toda a moldagem daquele material, todo o cuidado para a criação dele, e a importância de cada funcionário, é incrível, é uma experiência totalmente diferente do que simplesmente ver um vídeo em sala de aula, é uma fonte de conhecimento gigantesca.”

Para o aluno Ruan Caldeira (6º período de Engenharia Civil) “A experiência de visitar a ArcelorMittal foi muito importante e recompensadora em todos os aspectos, pois lá todos nós presentes pudemos ver na prática, toda a teoria que aprendemos durante as aulas, e obviamente, aprender demais sobre todos os processos da produção do aço. Os funcionários da fábrica nos acompanharam por todos os processos, tirando todas as nossas dúvidas, e isso foi muito importante também.

Está mais que provado que uma das melhores formas de aprender é na prática e é nisso que acreditamos no curso de Engenharia de Produção e Engenharia Civil do UNIFACIG, nos cursos os alunos são estimulados a participar de atividades práticas a todo momento e uma destas atividades são as visitas técnicas.  As visitas são uma boa oportunidade para por em prática os ensinamentos das salas de aula, validando o aprendizado e fixando o conhecimento.


You may also like
Alunos Alto Caparaó do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Escola E. Coronel Américo Vespúcio de Carvalho, fizeram uma visita às dependências da FACIG
Segunda Entrega de Brinquedos é Feita pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFACIG
Inauguração da Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva dos alunos de medicina da FACIG

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This