A Urgência e Emergência: paixão de muitos enfermeiros e enfermeiras

2 minutos para ler

Quer saber por que? 

Ao vivenciar a rotina do Setor de Urgência e Emergência como Acadêmicos de Enfermagem conseguimos compreender como é o cotidiano dos Enfermeiros nessa área. Tivemos a oportunidade de atuar junto da equipe de enfermagem e multiprofissional, reconhecer a postura do enfermeiro frente ao paciente durante os primeiros atendimentos dentro da sala de emergência de um pronto-socorro, efetuar cuidados durante e após as intercorrências. 

Destacamos a importância do conhecimento científico para saber lidar com o inesperado, no manejo clínico, no trauma e ao mesmo tempo no emprego da humanização da assistência de Enfermagem. Neste cenário, o enfermeiro deve estar preparado para qualquer momento atender pacientes com alterações hemodinâmicas e outras, as quais requerem conhecimento específico e habilidades para tomar decisões e implementá-las em tempo hábil.

O Enfermeiro Emergencista atua ainda na gestão da Sala de Emergência, como a organização e funcionalidade dos equipamentos hospitalares, levantamento das prioridades clínicas dos pacientes. 

Como acadêmicos do 10° período de Enfermagem do UNIFACIG, tivemos a oportunidade de desenvolver habilidades e competências na área de urgência e emergência no Pronto Atendimento do Hospital Municipal da Secretaria Municipal de Manhuaçu-MG sob a preceptoria do Enfermeiro Abdias. Durante essa experiência percebemos a necessidade em se realizar um atendimento rápido, eficaz, sem deixar de realizar um cuidado humanizado. Assim, o Enfermeiro desempenha importante papel no âmbito da urgência e emergência no Sistema de Saúde, sendo público ou privado.

Autores: Ariane, Cyntia, Hellen Daianny, Jussara, Maria Rosa e Maikon – Acadêmicos do 10º período do Curso de Enfermagem UNIFACIG e Enfermeiro Abidias Faria – Preceptor do Estágio Curricular do Curso de Enfermagem UNIFACIG

O aprendizados através da vivência com a Urgência e Emergência: paixão de muitos enfermeiros e enfermeiras. Quer saber por quê?
Posts relacionados

Deixe um comentário