Vestibulando Vida de Estudante

Você sabe como funciona a nota de corte do SISU?

A gente nasce, cresce, se forma no ensino médio e logo tem que escolher uma profissão para seguir. São tantas opções e formas para entrar na universidade que é necessário saber bem sobre elas. Um caminho é o Sistema de Seleção Unificada, mas como funciona a nota de corte no Sisu, você sabe?

Para conseguir concorrer a uma vaga é necessário fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio e ter uma boa classificação. E aí, está nessa fase de vestibulares, consultas e avaliações? Então, vem com a gente! Neste texto vamos explicar mais sobre os sistemas para ingresso na faculdade e falar como funciona essa nota de corte. Acompanhe!

Formas de ingressar na faculdade

Se está na fase de buscar uma profissão, com certeza, já deve ter ouvido falar em quanto o mercado de trabalho está concorrido e exigindo cada dia mais a especialização das pessoas. Por isso, fazer uma faculdade é tão importante e a melhor forma de conseguir ter uma boa carreira profissional.

Uma das formas mais procuradas para conseguir isso é o Enem, que em 2018 recebeu 5,5 milhões de inscrições. Por meio dele, é possível concorrer em três modalidades, são elas:

  • programa de Financiamento Estudantil (Fies) — financia a graduação nas instituições particulares;
  • Programa Universidade para todos (Prouni) — concede bolsas de 50% ou 100% para entrar nas faculdades particulares do Brasil inteiro;
  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu) — a média é utilizada para concorrer a uma vaga nas universidades ou institutos públicos de todo o país.

Nota de corte no Sisu

Esse processo é o limite mínimo de pontos que o concorrente tem que fazer para entrar no curso que escolheu. Ele é calculado uma vez por dia, automaticamente, e usa como base o número de vagas disponíveis, além da quantidade de candidatos que estão concorrendo. É importante destacar que existem duas formas de inscrição, que é a ampla concorrência e a política de cotas raciais ou sociais.

Feita a escolha de acordo com seus requisitos, o sistema vai fazer a verificação de todos que disputam uma vaga naquela modalidade e mostrar qual será o resultado mínimo para conseguir a classificação. Eles podem ser consultados enquanto o processo estiver aberto e é sempre atualizada cinco vezes ao dia: às 00h, 07h, 12h, 17:30h e 20h. Para verificar a classificação parcial é só fazer o acompanhamento no site com seu número de inscrição do Enem e senha.

Maiores pontuações

Os cursos têm diferentes tipos de pontuação e tudo vai variar com a quantidade de pessoas que os procuram. Um levantamento feito pelo site do G1, considerando dados do Ministério da Educação, mostrou que as áreas de medicina, direito, engenharia civil e aeronáutica apresentam parciais grandes.

O estudo considerou o Distrito Federal e os 25 estados do nosso país que adotaram o Sisu, ficando de fora apenas Rondônia que não tem instituições que participam da seleção. De acordo com o site, as maiores pontuações são:

  • medicina — 902 no Rio Grande do Norte;
  • engenharia civil — 874,85 no Ceará;
  • direito — 834,37 no Rio de Janeiro;
  • engenharia aeronáutica — 894,75 em São Paulo.

Com este texto, mostramos os meios de ingressar na faculdade por meio do ENEM e explicamos sobre a nota de corte no Sisu. É importante estar atento, então, aos estudos do exame e também a todas as datas referentes a esse processo. Como destacamos, a faculdade é um importante passo para conseguir entrar bem no mercado de trabalho, por isso, não perca tempo e busque quanto antes uma especialização.

Gostou do texto? Então, curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a mais conteúdos como este.

You may also like
Volta às Aulas do UNIFACIG
Colação de Grau do Curso de Engenharia Civil
5 dicas para melhorar a sua concentração nos estudos

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This