Você sabe o que faz o profissional de Marketing Digital?

4 minutos para ler

Toda empresa precisa compreender o seu mercado para atendê-lo da melhor forma. Essa tarefa é atribuída aos profissionais de marketing, que estudam o comportamento do consumidor e utilizam dados de pesquisas para definir as melhores táticas de venda. E, entre as suas diversas áreas de atuação, desponta hoje o marketing digital.

Essa vertente do marketing tradicional tem como foco a atuação na internet — desde a produção de conteúdo para blogs e gestão de redes sociais até a formulação de estratégias, criação de campanhas e análise dos seus resultados.

Como essa é uma área relativamente nova, sua demanda por profissionais especializados é alta. Nem sempre quem já está no mercado tem as qualificações procuradas pelas empresas. Portanto, se você tiver a formação adequada e estiver antenado em relação às tendências de comunicação digital, tem grandes chances de construir uma carreira sólida.

Quer saber mais sobre essa formação e o mercado de marketing digital? Então continue lendo este artigo que preparamos para você!

A formação em marketing

Em primeiro lugar, não é preciso ter uma formação específica em marketing para atuar nessa área. É bastante comum que profissionais de publicidade, jornalismo ou relações públicas, por exemplo, acabem trabalhando no setor.

De fato, cursos mais direcionados costumam ser valorizados pelas empresas, principalmente quando se trata de marketing digital. Afinal, as mudanças nesse segmento acontecem o tempo todo, o que exige uma atualização constante. No Brasil, porém, ainda há universidades com cursos específicos de marketing digital.

Então, o ideal é investir na sua formação em marketing, que dará a você um sólido entendimento dos conceitos da área. Isso inclui a atuação em canais digitais, comportamento do consumidor, empreendedorismo, estratégias de comunicação e mercado, entre outros temas. Os cursos de marketing disponíveis hoje no país podem ser:

  • de bacharelado, com duração de quatro anos;
  • de tecnologia, que são concluídos em dois anos.

Para complementar essa formação e se aprofundar no mercado digital, é importante buscar cursos livres e certificações específicos. Hoje, eles são oferecidos por diversas instituições renomadas e há muitos programas de qualidade disponíveis online e até gratuitamente.

O mercado de atuação

O profissional dessa área pode trabalhar em agências publicitárias ou especializadas em marketing digital, mas também em empresas de diversos segmentos que tenham uma estrutura interna de marketing.

É possível, ainda, investir em uma carreira de freelancer — principalmente se você se especializar no chamado marketing de conteúdo, que envolve a criação de conteúdos diversos para blogs, e-books e redes sociais.

A rotina do profissional de marketing digital

Como essa área envolve diversas vertentes, o dia a dia do profissional pode variar de acordo com o seu foco atuação. Mas, em geral, a rotina é bastante dinâmica. Dentre as atividades realizadas por ele, podemos citar:

  • elaboração de estratégias de divulgação;
  • produção de conteúdo para canais digitais;
  • avaliação de resultados;
  • análise do perfil e do comportamento dos clientes.

Para dar conta de uma atuação tão diversificada, esse profissional deve ter um perfil criativo, dinâmico e organizado — além de muita vontade de aprender, pois se trata de uma área em que as coisas não param de se transformar.

Enfim, com todas estas informações, já deu para ver que a carreira de marketing digital é bem promissora. Ela aguarda novos profissionais cheios de energia e dispostos a encarar desafios. Você é um deles?

Agora, se você gostou deste conteúdo, que tal saber mais sobre o curso de marketing da FACIG? Entre em contato com a gente!

Posts relacionados

Deixe um comentário